sexta-feira, maio 3, 2024
BRASIL E MUNDODESTAQUENOTÍCIAS

Em meio as manifestações populares Mourão enfatiza ‘punhalada comunista’ no Brasil

‘Eles que venham, não passarão’, escreveu o general da reserva do Exército ao relembrar a Revolta de 1935.

O vice-presidente Hamilton Mourão, senador eleito pelo Republicanos no Rio Grande do Sul, usou as redes sociais no último domingo (27) para publicar uma mensagem aos brasileiros que diuturnamente participam das manifestações Brasil afora protestando contra o resultado das eleições e as ações do STF e TSE.

“Na data de hoje, em 1935, traidores da Pátria intentaram contra bo Estyado e o povo brasileito. A intentona de 27 de novembro foi a primera punhalada do Movimnto Comunista Internacional contra o Brasil. Não seria a última. Eles que venham, não passarão”, escreveu o general da reserva do Exército.

A intentona de 1935 envolveu levantes em pelo menos três capitais: Natal (RN), Recife (PE) e Rio de Janeiro (RJ), a última então capital federal. O movimento ocorreu durante o governo de Getúlio Dornelas Vargas na Presidência do Brasil

Pouco antes, havia sido criada no Rio a Aliança Nacional Libertadora, a reunir, entre outros, comunistas e socialistas, incluindo intelectuais, militares e religiosos. Aglutinou setores de oposição ao regime varguista. A deflagração da revolta não obteve êxito e foi seguida por uma intensa repressão aos membros da ANL, em especial aos comunistas. Um estado de sítio decretado em todo País levou à prisão de civis e militares em 1935 e 1936. Também deu início a uma séie de medidas anticomunistas.