sábado, maio 4, 2024
DESTAQUENOTÍCIASREGIÃO

Operação em Muriaé e região mira contratos e lavagem de dinheiro

Prefeitura e Demsur se manifestaram através de nota oficial.

Cerca de 50 mandados judiciais foram cumpridos ontem, quarta-feira, 30 de novembro, em Muriaé e cidades da região pelo GAECO – Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado. A operação denominada “Metástase” investiga um esquema criminoso de lavagem de dinheiro na Zona da Mata. Em Muriaé as ações aconteceram no setor de Licitações da Prefeitura e no Demsur, autarquia responsável pelo serviço de água e esgoto do município.

A operação foi deflagrada pelo Ministério Público de Minas Gerais, em conjunto com as Promotorias do Patrimônio Público e da Ordem Econômica da Comarca de Muriaé, Polícia Civil e a Polícia Militar. Um dos objetivos é investigar o envolvimento de um traficante de drogas da região envolvido em homicídio e pessoas vinculadas à ele, inclusive agentes políticos, bem como empresas participantes de licitações em Muriaé, Laranjal e outras cidades da região.

Foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão, 9 mandados de bloqueios de imóveis e 17 mandados de sequestro de veículos, dentre caminhões e carros de luxo. As investigações apontam que contratos administrativos celebrados entre municípios e autarquias da região com empresas ligadas ao principal investigado seguramente ultrapassam o montante de R$ 5 milhões.

Em nota, o Demsur e a Prefeitura de Muriaé afirmam que os documentos apreendidos datam também de processos ocorridos em administrações passadas e enfatizou que a Prefeitura de Muriaé e o Demsur permanecem solícitos para colaborar com toda a investigação, sempre pautados na transparência e lisura de todos os procedimentos efetuados.

Leia a nota na íntegra:

“Na manhã de hoje (30), a Polícia Civil esteve na Prefeitura de Muriaé e no Demsur em um desdobramento da operação GAECO, para busca e apreensão de procedimentos licitatórios de determinadas empresas prestadoras de serviço que estão sob investigação.

Os documentos apreendidos datam também de processos ocorridos em administrações passadas.

A Prefeitura de Muriaé e o Demsur permanecem solícitos para colaborar com toda a investigação, sempre pautados na transparência e lisura de todos os procedimentos efetuados”.

Fonte e fotos: Rádio Muriaé