sexta-feira, maio 3, 2024
DESTAQUEEDITORIALNOTÍCIAS

Começou a corrida eleitoral

Por Flávio Senra (*)

A corrida eleitoral alemparaibana na busca da conquista da cadeira ora ocupada pelo prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior, o Miguelzinho, tem mostrado aspectos diversos no que diz respeito a postura dos cinco pré-candidatos ao cargo. Analisando cada um, o que falam ou deixam de falar, o que enxergamos é eleitor avaliando qual rumo melhor a tomar, valendo ressaltar que boa parcela ainda encontra-se indefinido em quem votar e não votar.

Dois dos cinco pré-candidatos até o momento mostram-se meio que calados, isto para não dizer que até o momento um sequer abriu a boca para nada. O médico Márcio Valverde, que já teve o seu nome lançado como pré-candidato da legenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em momento algum fez qualquer pronunciamento sobre sua estratégia na busca de conquistar o voto do eleitor, valendo ressaltar que sequer tem um nome formalmente confirmado como seu companheiro de chapa que, hipoteticamente, deve ser o também médico Max de Morais, ex-prefeito de Santo Antônio do Aventureiro. Seguindo o mesmo caminho, vemos o ex-vice de Miguelzinho, o delegado Paulo Henrique Marinho Goldstein, que depois de uma arrancada por bairros periféricos, em especial no distrito de Angustura onde participou de algumas churrascadas, e lançar o nome da vereadora Guará das Voluntárias com sua parceira de caminhada, repentinamente emudeceu. Entretanto, deve ser registrado que apesar de calado Dr. Paulo já vem de longa data afirmando ser pré-candidato a prefeito, tendo trilhado por várias vezes todos os bairros alemparaibanos.

Por falar em vice, aliás, ex-vice, o atual vice-prefeito José Márcio Fernandes da Silva, o Dedé, que tinha esperança de receber o apoio de seu parceiro na caminhada de 2020, no caso específico o atual prefeito, acabou viúvo de defunto vivo, isto porque Miguelzinho decidiu não apoiá-lo para sua sucessão. Mesmo diante do que nas entrelinhas de suas mensagens deixa claro ter sido traído, lançou-se pré-candidato a prefeito e tem tido uma participação ativa nas redes sociais onde leva uma mensagem de otimismo. Dedé ainda está em busca de alguém que o acompanhe até o dia 06 de outubro, ocasião em que as urnas estarão recebendo os votos do povo.

Dos dois nomes restantes, um tem o apoio do prefeito que, também, é o maior algoz do outro. A educadora Luciana Galhardo, que tem como pré-vice o fisioterapeuta Kadu Gomes Senra, é apoiada por Miguelzinho e assessores diretos, e infelizmente teve o seu nome indiretamente arranhado no triste incidente ocorrido dias atrás quando seu ex-parceiro na campanha de 2020, no caso específico o ex-prefeito Fernando Lúcio Ferreira Donzeles, foi atacado covardemente por um aliado de toda hora do atual gestor municipal. Ainda é cedo para uma avaliação no quanto Luciana e Kadu podem ter sido prejudicados com o nefasto ato ocorrido que acabou deixando uma ranhura profunda que dificilmente poderá ser recuperada.

Finalizando, aparece o nome de Dr. Rafael Gracioli, médico que teve uma atuação de relevância quando era o provedor do Hospital São Salvador por ocasião da pandemia da Covid-19 e nunca tinha pensado em participar da vida política alemparaibana até ser afastado da provedoria daquela instituição através de uma esdrúxula intervenção municipal promovida pelo atual Chefe do Executivo Municipal de Além Paraíba. Dr. Rafael, que tem como parceiro de chapa o médico veterinário Aldonei Senra Ribeiro Júnior, popularmente conhecido como Juninho Ribeiro, teve um dos mais concorridos lançamentos de pré-candidatura já visto até hoje no município, ocasião em que mais de duzentas pessoas participaram (231 assinaram o livro de presença). O pré-candidato é filiado no Partido Liberal, tem participado ativamente nas redes sociais levando uma mensagem de otimismo e se mostra confiante.

Resta agora aguardar o que virá pela frente. De hoje, 16 de abril, até o dia 06 de outubro, quando mais de vinte mil alemparaibanos deverão comparecer às urnas para escolher quem governará o município entre 2025 e 2028, faltam 173 dias. Que sejam dias menos turbulentos, sem a baixaria que vivenciamos nas eleições de 2020…

(*) Flávio Senra é o editor do Jornal Além Parahyba desde junho de 1993