sexta-feira, outubro 24, 2025
DESTAQUENOTÍCIASREGIÃO

Olimpíada Nacional de Eficiência Energética 2025 prorroga inscrições até 5 de outubro

Premiação inclui notebooks, vale-presentes de 15 mil reais e muito mais.

As inscrições para a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) 2025 foram prorrogadas até 5 de outubro. Estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental, das redes pública e privada de toda região, ainda podem ter suas inscrições feitas gratuitamente pelos seus professores pelo site oficial: www.onee.org.br

Promovida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), por meio do Programa de Eficiência Energética, e coordenada pelo Instituto Abradee, a olimpíada reúne 48 concessionárias de energia elétrica em todo o país. Neste ano, conta com a Energisa Minas Rio como parceira local, reforçando o compromisso da empresa com a educação e a sustentabilidade.

“Acreditamos que a transformação do setor elétrico passa pela educação. Apoiar iniciativas como a ONEE é uma forma de despertar nos jovens o interesse por temas como eficiência energética e consumo consciente, que são fundamentais para o futuro do país”, destaca Rodolfo Pinheiro, Diretor Técnico e Comercial da Energisa Minas Rio.

Premiação para alunos e professores

A cerimônia nacional acontece em 6 de novembro, em Brasília (DF). Os estudantes vencedores receberão medalhas de ouro, prata e bronze, além de notebooks para os primeiros colocados de cada estado. Todos os medalhistas também terão acesso direto à 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2026, sem precisar disputar a etapa inicial.

Os professores também serão reconhecidos e premiados. Além de curso gratuito (40h) com certificado, materiais pedagógicos alinhados à BNCC e lives de mentoria, os educadores premiados poderão receber até R$ 15 mil em vale-presentes na plataforma Viva!, conforme regulamento.

Como funciona:

·         1ª fase: desafios em formato de games sobre eficiência energética

·         2ª fase: prova objetiva online em outubro

·         Resultado: 20 de outubro

Semana Olímpica em Brasília:

·         Desafio Final: 5 de novembro

·         Cerimônia de Premiação: 6 de novembro

O ONEE oferece material e curso de formação gratuito para estudantes e professores que participarem.

Fonte e imagem: Gerência de Comunicação Energisa Minas-Rio