sexta-feira, abril 26, 2024
CPNDESTAQUENOTÍCIAS

Notícias CPN – 29/06/2020

NACIONAL

Brasil anuncia parceria para produção da vacina contra o Covid-19

O governo federal firmou uma parceria que vai garantir a produção de uma vacina contra a covid-19 no Brasil. A ideia é importar a tecnologia que vem sendo desenvolvida pela Universidade de Oxford e pelo laboratório inglês AstraZeneca e replicá-la nacionalmente pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). E, segundo o Ministério da Saúde, pode garantir a oferta de pelo menos 100 milhões de doses da vacina no Brasil a partir de dezembro. O acordo prevê um investimento de US$ 127 milhões do Brasil no desenvolvimento da vacina e vai permitir que a tecnologia de produção e envase dessa vacina seja transferida para o país.

Bolsonaro muda e aposta em postura mais moderada

Aconselhado por militares que montaram uma operação de guerra para salvar o mandato presidencial, Jair Bolsonaro se distanciou daquela figura explosiva, tida a criar conflitos e criticar outras instituições, dando lugar a um comportamento mais discreto, equilibrado e moderado nos últimos dias. Preocupado com o futuro político do governo, o mandatário voltou a falar em um “entendimento” com Legislativo e Judiciário, após semanas de ataques. Diante da mudança de postura, a expectativa do Palácio do Planalto é de que o Executivo possa, mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus, avançar em agendas mais propositivas.

Coronavírus deixa meio milhão de mortos no mundo

O mundo chegou à marca de meio milhão de mortes decorrentes do novo coronavírus neste domingo, 28. À medida que a pandemia avança nos Estados Unidos e Brasil, responsáveis por mais de um terço das mortes, a doença perde letalidade em países europeus e asiáticos, embora haja aumento nos casos registrados. Também neste domingo foram confirmados 10 milhões de casos no mundo. EUA, Brasil, Rússia e Índia responderam por cerca de metade das contaminações no planeta, de acordo com levantamento da Universidade Johns Hopkins.

ESTADO

Minas é o 2ª estado em apreensão de drogas no país

Minas Gerais ocupa o segundo lugar no ranking de apreensão de drogas no país entre janeiro e maio deste ano, com 195 toneladas de entorpecentes. A informação foi divulgada pelo governo durante uma coletiva na última sexta-feira (26), Dia Internacional de Combate às Drogas, em Belo Horizonte. Entre as drogas apreendidas estão maconha, skank, conhecida popularmente como “supermaconha”, pasta base de cocaína e crack. O primeiro lugar em apreensão está o Mato Grosso do Sul. Em relação à apreensão de armas, o MG lidera no número de apreensões, totalizando 3.647, pelo mesmo período.

ANEEL aprova reajuste tarifário para a Cemig

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o reajuste tarifário da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), que será, em média, de 4,27%. Para os consumidores de alta tensão, o aumento será de 6,19%. Já para os de baixa tensão, o incremento será de 3,43%. Os novos valores serão aplicados de maneira retroativa a 28 de maio. A decisão foi tomada durante a 22ª Reunião Pública Ordinária Aneel, feita de forma on-line.

Secretário de Saúde de MG afirma que maior contágio do Covid-19 pode ocorrer esta semana

O Secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, confirmou que o risco de contágio pelo novo coronavírus em Minas Gerais pode aumentar a partir desta semana, se considerado o pico da doença para 15 de julho. “Se nós temos um pico por volta do dia 15 de julho, entre 14 e 21 dias antes, as pessoas devem ser contaminadas para que manifestem doença e necessitem de internação”, afirmou.

Amaral voltou a enfatizar a importância do isolamento social neste momento. “Isso reforça a necessidade de orientarmos fortemente, o aumento do isolamento e que seja eficiente de forma que não tenhamos um pico importante no dia 15 de julho”, disse o Secretário.

REFORMA EM MINAS PREVÊ CORTES DE BENEFÍCIOS E ADICIONAIS DOS SERVIDORES

Além de alterar alíquotas e idade mínima, a proposta de reforma da Previdência do governo Romeu Zema interrompe a concessão de benefícios e adicionais salariais aos servidores públicos. O texto propõe interromper a concessão de adicional por tempo de serviço para quem ingressou até 2003, o chamado quinquênio, do adicional de desempenho, do adicional de valorização da educação básica para os professores da educação básica que ingressaram após 2003, do adicional trintenário e também de férias-prêmio. A proposta, no entanto, mantém os adicionais que já foram incorporados aos salários dos servidores ativos e inativos até a data de promulgação da reforma.

LOCAL E REGIÃO

Termina amanhã (30) a Campanha de Vacinação Contra a Gripe

 Quem ainda não se vacinou contra a gripe não pode se esquecer que, após prorrogação do Ministério da Saúde, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe Influenza termina no dia 30 de junho, amanhã.  A prorrogação teve como objetivo atingir a meta de ao menos de 90% dos grupos prioritários. A vacinação contra Influenza contribui para redução das complicações, das internações e, consequentemente, da mortalidade decorrente das infecções pelo vírus da gripe, nos grupos alvos definidos, em especial frente a situação que o país enfrenta com a pandemia de coronavírus. A vacina contra a gripe encontra-se à disposição dos interessados em todas as Unidades de Saúde de Além Paraiba.

Câmara aprova em segundo turno Lei das Diretrizes Orçamentárias de AP

Em Reunião Extraordinária realizada na última sexta-feira (26), através de Plataforma online e que durou menos de 30 minutos, a Câmara Municipal de Além Paraiba aprovou em Segundo Turno, por 12 votos, o Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o Exercício Financeiro de 2021. A Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO) tem a finalidade de orientar a elaboração dos orçamentos fiscal, seguridade social e de investimento do Município, compreendendo as metas e prioridades da administração pública, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subseqüente e a orientação para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA).