sexta-feira, maio 3, 2024
BRASIL E MUNDODESTAQUENOTÍCIAS

INSS não vai interromper benefícios de aposentados e pensionistas

Aposentados e pensionistas do INSS que não fizeram a prova de vida entre março de 2020 e fevereiro deste ano não terão seus benefícios previdenciários bloqueados. A Portaria 1.266, publicada na semana passada no Diário Oficial, prorrogou a interrupção do bloqueio de pagamentos até o fim de março.

A medida vale para quem mora no Brasil ou no exterior. Em situações normais, a prova de vida é feita anualmente para comprovar que ele está vivo e garantir que o benefício continue sendo pago.

Cada banco determina a data da forma mais adequada à sua gestão: alguns utilizam a data de nascimento do beneficiário, outros utilizam da data de aniversário do benefício, assim como há os que convocam o segurado na competência que antecede o vencimento da fé de vida.

O procedimento é feito da seguinte forma: o segurado vai à agência do banco em que recebe o benefício e apresenta documento de identificação com foto. Algumas instituições já utilizam a tecnologia de biometria nos terminais de auto-atendimento.

Aqueles que não puderem ir até as unidades bancárias por motivos de doença ou dificuldades de locomoção podem realizar a comprovação de vida por meio de procuração devidamente cadastrado no instituto (INSS).

Os que residem no exterior também podem realizar o procedimento por procurador ou por documento de prova de vida emitido por consulado ou pelo Formulário Específico de Prova de Vida para o INSS, disponível no site da Repartição Consular Brasileira ou no Portal do INSS.

Fonte: INSS

An Quim