domingo, maio 5, 2024
BRASIL E MUNDODESTAQUENOTÍCIAS

Ministro Paulo Guedes cogita voltar a pagar auxílio emergencial

Essa é a última opção do ministro Paulo Guedes dentro de “cardápio de medidas”. (Foto: reprodução)

O ministro da Economia, Paulo Guedes, não descarta uma volta do auxílio emergencial. Segundo o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), candidato à presidência da Câmara dos Deputados, o titular da pasta deve fazer uma proposta de nova rodada do benefício já neste início do ano.

Segundo Rossi, cabe a Guedes apresentar uma sugestão para que a retomada do auxílio seja feita dentro do teto de gastos – regra que impede que as despesas cresçam em ritmo superior à inflação, garantindo a “responsabilidade fiscal”.

O parlamentar declarou ainda que seu oponente na disputa pela presidência da Câmara, o deputado Arthur Lira (PP-AL) – e candidato do Palácio do Planalto –, também deu a mesma sinalização. “Quando Lira vem e copia o que eu falo, não acredito que ele tenha feito isso sem um comando do Planalto”, disse Rossi, que vem defendendo a concessão do auxílio.

Na semana passada, Lira acenou com a possibilidade de prorrogação do auxílio por um ou dois meses desde que feito com o Orçamento aprovado. Ou seja, após as eleições da Câmara dos Deputados, marcadas para 1º de fevereiro.

Ainda assim, segundo divulgou o portal de notícia UOL, o ministro vê a possibilidade como uma das “últimas alternativas”, no que a pasta aponta como “amplo cardápio de medidas”. Na visão de Guedes, o ideal seria adotar ações já implementadas no passado, como a antecipação do 13º salário dos aposentados e também a liberação de novos saques do FGTS.

Fonte: O Dia

An Quim