terça-feira, abril 30, 2024
DESTAQUENOTÍCIASREGIÃO

109ª DP de Sapucaia, com apoio do 38º BPM e DP de outras cidades, realizou grande operação contra o crime organizado

Munida de vários mandados de prisão, busca e apreensão, policiais civis da 109ª DP de Sapucaia realizaram, na semana passada (14), uma grande operação contra o tráfico de drogas no município sapucaiense e em Três Rios. A mesma ação aconteceu simultaneamente no município mineiro de Chiador e em Domingos Martins (ES).

Dos mandados cumpridos cinco tinham por alvo cinco detentos, três deles líderes de quadrilha. Além da grande quantidade drogas, foram apreendidas duas armas e uma granada

Todos os alvos faziam parte de uma quadrilha que atua desde 2021 em Sapucaia, cidade que foi escolhida para atuar por estar localizada na divisa com Minas Gerais, um local copnsiderado estratégico pelos traficantes. Segundo a Polícia Civil, o grupo é ligado a maior facção de tráfico de drogas do Rio de Janeiro.

A operação foi comandada pela DP de Sapucaia, com envolvimento de todo o seu contingente e agentes das delegacias das outras cidades, além de policiais militares do 38º Batalhão de Polícia Militar. De acordo com as autridades policiais, a operação recebeu o nome de “Eu gosto assim” por conta da união de forças entre a Polícia Civil, Polícia Militar e demais órgãos encarregados de promover a segurança pública.

As investigações foram iniciadas em novembro de 2022, após um adolescente ser flagrado com drogas e afirmar fazer parte de um “complexo” grupo criminoso. De acordo com as informações, o menor afirmou que a quadrilha era liderada por três homens que estão presos e mesmo de dentro do presídio ordenavam as ações através de celulares.

Foi constatado que um dos chefes do grupo é ex-funcionário terceirizado dos Correios, preso em 2017 por fazer parte de uma quadrilha responsável por roubo a diversas agências postais no estado. No decorrer das investigações, foi constatado também que a quadrilha teria registrado, em uma espécie de “cartório do crime”, a exclusividade da facção pela venda de drogas no local, além da permissão para matar integrantes de grupos rivais que tentassem comercializar entorpecentes.

Fontes: Blog de Adenilson Mendes e DP de Sapucaia / Fotos: Polícia Civil de Sapucaia