sexta-feira, maio 3, 2024
DESTAQUENOTÍCIASREGIÃO

Quando vão ser as eleições de 2024? Veja os cargos e possíveis datas / Quais os prováveis pré-candidatos a prefeito em Além Paraíba?

Dentro de aproximadamente um ano e seis meses eleitores de todo o Brasil irão votar naqueles que pretendem nos representar nos cargos municipais de prefeito e vereador. Serão escolhidos os 27 prefeitos das capitais e do Distrito Federal e das outras mais de 5.500 cidades do país, além dos representantes das Câmaras de Vereadores de cada uma delas. Só os municípios com mais de 200 mil eleitores terão, caso necessário, segundo turno.

O próximo pleito será em outubro de 2024. As datas exatas ainda não foram definidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Porém, o primeiro turno sempre é marcado para o primeiro domingo de outubro, que será dia 6. Já o segundo turno acontece no último domingo do mês, que será dia 27.

Mesmo que pareça distante, as eleições municipais de 2024 na grande maioria do país já está em ebulição, com os prefeitos que tem direito a reeleição trabalhando arduamente para correr atrás do tempo perdido, e aqueles que deixarão seus cargos acertando os ponteiros com alianças na busca de fazer seu sucessor. Da mesma forma estão os vereadores, que agora tentam cumprir com as promessas feitas em suas caminhadas junto ao eleitor que em momento algum foram efetivadas.

Em Além Paraíba já foi dada a largada não oficial, com velhos e novos nomes sendo mencionados, valendo ressaltar que desta vez a candidatura para reeleição será somente para as cadeiras do Legislativo Municipal. A Câmara Municipal de Além Paraíba atual é ocupada por 13 vereadores, sendo que cinco já exerceram o cargo, e oito foram eleitos pela primeira vez.

A disputa por cada vaga do legislativo alemparaibano deverá ser das mais acirradas, isto porque, é o que se afirma pelas ruas e botecos, tanto os velhos quanto os novos na carreira já sofrem rejeições. Acredita-se, mais de 200 nomes de pré-candidatos já deram início a caminhadas pelos bairros e localidades do município prometendo mundos e fundos ao hoje escolado eleitor que prefere sequer comparecer às urnas para exercer seu direito e dever. Em Angustura, por exemplo, se levado em conta os fuxicos que circulam na boca miúda, cerca de 10 pré-candidatos a vereador já botaram as mangas para fora.

Já para o cargo de Chefe do Executivo Municipal, em Além Paraíba poucos são os nomes até agora mencionados que possuem uma confirmação de que pretendem ser de fato. Entre estes nomes, aparecem alguns que já estiveram no mesmo barco e hoje fazem carreira solo.

O primeiro que citamos, que contaria com o provável apoio do prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior, seria o vereador Mateus Felipe Lopes da Cruz, atual presidente da Câmara Municipal, aliado e defensor de tudo o que o prefeito Miguelzinho diz ou deixa de dizer. Mateus, que em 04 de abril comemorou o seu 40º aniversário, durante anos foi secretário pessoal, a seguir assessor, do radialista e ex-vereador Dauro Garcia Machado, sendo que este teria sido o seu maior mentor político. A primeira vez que disputou um cargo eletivo foi nas eleições de 2016, para vereador, obtendo 365 votos. Na eleição seguinte, em 2020, elegeu-se para o cargo com 711 votos, segunda maior votação naquele ano.

Dedé e Mateus, possíveis pré-candidatos a prefeito com o apoio de Miguelzinho.

Tão logo foi empossado, com o apoio do prefeito Miguelzinho acabou sendo escolhido para exercer por dois anos o cargo de presidente da Câmara Municipal, sendo reeleito para mais dois anos. Apesar de não declarar oficialmente que será pré-candidato a prefeito, Mateus tem sido figurinha carimbada em todo e qualquer evento que acontece no município que pode lhe dar visibilidade pessoal e política junto ao eleitor.

Apesar dos comentários ditos como verdadeiros, não existe uma afirmativa pessoal de que Miguelzinho e seu grupo irá apoiar Mateus, isto porque, também a boca miúda, outro nome que surge é o do vice-prefeito Dedé, bem como o do secretário municipal de Obras Plínio Moreira que poderiam receber o apoio do prefeito. Aliás, Plínio, como já mencionado recentemente, pelos bastidores seria o nome do agrado da genitora de Miguelzinho para lhe suceder no cargo.

Plínio Moreira, atual secretário de Obras do município, seria o nome do agrado na mão do atual prefeito.

Já outro nome de provável pré-candidato a prefeito de Além Paraíba no processo eleitoral do próximo ano também teve uma ligação estreita com o prefeito Miguelzinho. Trata-se do delegado de polícia e ex-vice-prefeito Paulo Henrique Marinho Goldstein, que desde o último ano do primeiro mandato do atual prefeito com este rompeu laços políticos e pessoais. A motivação de tal situação até hoje não é bem explicada publicamente, mas acredita-se que tudo se deve ao não cumprimento de um acordo feito entre as duas partes, no caso rompido pelo prefeito.

Paulo Henrique Marinho Goldstein, ex-vice-prefeito agora pré-candidato a prefeito.

Durante o primeiro mandato de Miguelzinho, quando ainda existia um céu de brigadeiro entre os dois, Paulo Henrique teve uma boa atuação não só como vice-prefeito, mas também como titular na Pasta de Saúde que assumiu no lugar da então secretária Bethânia Reis, irmã do prefeito que foi covardemente exonerada do cargo pelo próprio irmão na madruga de um domingo. Paulo participou de várias situações representando Miguelzinho, onde mostrou sua alta capacidade em dialogar evitando assim transtornos e inimizades políticas.

Com o rompimento de suas relações com seu parceiro de chapa quando das eleições de 2016, Paulo Henrique deixou claro que iria retornar às suas atividades profissionais, no caso a de delegado de Polícia Civil, lotado na DP de Além Paraíba, mas sempre afirmando que tinha por pretensão, se fosse possível, ser pré-candidato a prefeito.

De fácil diálogo, sendo que desde que aportou em Além Paraíba jamais mostrou ostentação pelo fato de ocupar um cargo de tamanha relevância dentro do município e região, Paulo Henrique é casado, bacharel em Direito, e foi aprovado em concurso público para o cargo de Delegado de Polícia no concurso do ano de 1993. Foi nomeado em 26/02/1994, e dois dias depois foi empossado e designado para a Comarca de Além Paraíba. Com o passar dos anos foi sendo promovido, passando a Delegado II após curso de aperfeiçoamento, posteriormente a Delegado Especial. Em 2011, passou a exercer o cargo de Delegado Regional, no município de Leopoldina, cargo que ocupou até o seu afastamento para disputar as eleições de 2016. Atualmente está lotado na DP de Além Paraíba, onde é alvo de elogios e de respeito.

Outro nome que certamente deve disputar a eleição para prefeito é uma velha figurinha carimbada dos eleitores alemparaibanos. Trata-se do ex-vereador Oberdan Moreira Rocha, filiado no Partido dos Trabalhadores que na eleição de 2020 obteve do eleitorado 1.779 votos, igual a 9,11% dos votos válidos. Oberdan foi bancário, é administrador de empresas e advogado, professor, e já foi vereador, vice-prefeito, secretário municipal de Saúde e de Administração de Além Paraíba. Inexiste qualquer tipo de afirmativa de que estará pré-candidato, entretanto, como o PT sempre se faz presente nos processos eleitorais de Além Paraíba desde os anos da década de 1980, acredita-se que poderá ser o escolhido para a tarefa. Vale ressaltar que outros dois nomes de petistas aparecem como pré-candidatos, no caso específico pré-candidatas: Beth Damasceno e Magali Ottero.

Oberdan de Beth Damasceno: dupla candidata do PT na eleição passada poderá voltar no próximo ano.

Antes de citar um último nome à lista de possíveis pré-candidatos a prefeito no processo eleitoral do próximo ano em Além Paraíba, na busca de obter informações sobre o tema existe uma remota possibilidade de ex-prefeitos, como Fernando Lúcio Ferreira Donzeles, Wolney Freitas e Sérgio Antônio Ribeiro Ferreira renascerem das cinzas como o Fênix. Fernando Lúcio, já com pouco mais de 80 anos, ao que parece não teria tal pretensão apesar de ter conquistado 31% dos votos nas eleições de 2020 (6.053 votos); Wolney Freitas, da estrondosa votação que obteve quando se elegeu prefeito, ao que parece caiu no ostracismo político, tanto que não conseguiu se releger vereador. Já Serginho Ribeiro, segundo seus familiares prefere se manter afastado em definitivo das coisas de Além Paraíba, e reside em Niterói/RJ. Ainda temos o nome de Rodrigo Leite, o Rodrigo Bucomaxilar, que em 2020 obteve apenas 977 votos (5% dos votos válidos), e depois do processo eleitoral sumiu como fumaça no ar.

Fernando Lúcio Donzeles não deve tentar um quarto mandato como prefeito.

Finalizando a lista de prováveis pré-candidatos a prefeito, um novo nome na vida pública municipal surgiu após a intervenção municipal do Hospital São Salvador promovida por um decreto do prefeito Miguelzinho que está destruindo a centenária instituição particular sem fins lucrativos que não pertence à municipalidade. Trata-se do médico e ex-provedor da instituição Dr. Rafael Gracioli, profissional da medicina que montou uma equipe médica de trabalho que ficou à frente do tratamento aos contaminados pela pandemia da Covid-19, responsável por salvar milhares de vidas. Se entre os cerca de oito mil casos confirmados de contaminação pelo famigerado vírus teve como resultado 173 óbitos no meio da população alemparaibana, tal resultado somente não foi o dobro, quem sabe até mais, porque a equipe que atuou nas dependências no HSS sob o comando do provedor afastado foi de excelência. Vale ressaltar, boa parcela dos profissionais da Medicina alemparaibana se escondeu num casulo quando do pico da pandemia.

Rafael Gracioli ao que parece no momento prefere cuidar de seus problemas pesoais.

Em conversa informal com o editor do Site/Jornal Além Parahyba, Dr. Rafael afirmou que realmente tal ideia passou por sua cabeça. Entretanto, após fazer uma avaliação com mais clareza talvez seja melhor ficar de fora da disputa, cuidar de sua vida profissional e resolver as pendências de ordem pessoal que surgiram. Sobre o próximo processo eletivo, Dr. Rafael foi claro na afirmativa de que poderia apoiar o nome do delegado de polícia e ex-prefeito municipal Paulo Henrique Marinho Goldstein.

Diante de tantos nomes uma coisa é certa: ainda tem muita água para correr debaixo da ponte. Vamos aguardar os acontecimentos…