quarta-feira, maio 1, 2024
DESTAQUELOCAISNOTÍCIAS

Aumentam assustadoramente os casos de dengue em Além Paraíba

Maioria dos casos ocorre nos bairros ligados à apelidada “Cidade Alta”. Agentes da dengue trabalham sob tensão (contratos vencidos e ameaças de demissão sumária) e enfrentam dificuldades para combater os focos do mosquito Aedes aegypti.

As notificações de casos de dengue continuam aumentando assustadoramente em Além Paraíba. Conforme boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, no período de 24 de novembro a 04 de dezembro 82 casos foram notificados no município e desde o início do ano são 456 notificados e 159 confirmados. Vale destacar que um óbito suspeito de dengue encontra-se em investigação.

As notificações de Chikungunya também aumentaram e no mesmo período de 24 de novembro a 04 de dezembro foram oito notificações, passando a somar 27 no ano e seis casos confirmados.

A zika teve neste ano dois casos notificados.

Agentes da dengue enfrentam dificuldades para combater os focos do mosquito Aedes aegypti

Enquanto as notificações e os casos de dengue vêm aumentando em Além Paraíba, o agente das equipes de combate à doença da Secretaria Municipal de Saúde vem enfrentando sérias dificuldades para realizar o trabalho de prevenção de forma eficiente.

Os bairros que estão interligados na apelidada “Cidade Alta” são os que mais são atingidos com a infestação do mosquito Aedes aegypti, principal causador da doença. Recentemente, no bairro Santa Rita, em uma casa onde pessoas em situação de rua se abrigam, foram retirados 23 sacos de lixo.

Na Avenida José Teixeira Rios, no bairro de Vila Caxias, uma moradora, portando uma faca, ameaçou uma agente da equipe dizendo que na casa dela ninguém entraria. E é exatamente em Vila Caxias que se encontram atualmente os maiores focos do mosquito causador da doença em Além Paraíba.

A prevenção é a principal arma para se combater os focos de dengue, mas é de fundamental importância que a população colabore não permitindo o acumulo de água em qualquer recipiente, mantendo limpos os quintais e terrenos baldios e permitindo que os agentes possam fazer as vistorias residenciais necessárias. Eles estão uniformizados e utilizando crachás de identificação.

Vale ressaltar, a maioria dos agentes da dengue de Além Paraíba está trabalhando sob tensão e ameaça de demissão sumária. Como seus contratos, maioria, estão vencidos desde o dia 30 de novembro, estão sendo informados por seus chefes (coordenadores) de que seus contratos não serão renovados. Nesta quarta-feira (06), todos os agentes da dengue alemparaibanos estarão participando de um mutirão nos bairros existentes no entorno do bairro Vila Caxias (Jardim Paraíso, Cantão, Santa Rita, Esplanada, etc.).

Fonte: Rádio CPN (parte)

An Quim