Acidente com helicóptero provoca queda de cabos de alta tensão interdita acesso para Itaipava na BR-040

Um acidente ocorrido ontem, segunda-feira (16), com um helicóptero provocou a queda de cabos de alta tensão na Estrada União e Indústria, próximo à saída do quilômetro 62 da BR-040, que dá acesso a Itaipava, distrito de Petrópolis, causando interdição e retenção no trecho.
A interdição, solicitada pelo Corpo de Bombeiros, foi uma medida de segurança para motoristas que transitavam pelo trecho, uma vez que a fiação ainda estaria energizada.
Em nota, o Corpo de Bombeiros do estado do Rio de Janeiro confirmou que um helicóptero da corporação, que estava empenhado no combate a focos de incêndio florestal no município de Petrópolis, precisou fazer um pouso forçado, depois de colidir com um fio de alta tensão. “Ninguém ficou ferido. A aeronave teve danos parciais e será encaminhada para manutenção.”
Em nota, a companhia de energia Light informou que o “helicóptero atingiu uma linha de transmissão da companhia, causando interrupção no fornecimento de energia para os municípios de Três Rios, Sapucaia, Paraíba do Sul, Carmo e Paty de Alferes, na região Sul Fluminense. Mas que os técnicos da empresa já restabeleceram o fornecimento de energia”. Não há registro de feridos.
Linhas de transmissão da Light deixam clientes em Minas sem energia
No meio da tarde de ontem, segunda-feira (16), a população de Cataguases ficou sem o fornecimento de energia elétrica. Na cidade em poucos minutos a situação foi normalizada, mas em municípios da região, como Leopoldina, por exemplo, foi apurado que a energia demorou um pouco mais a voltar.
Em contato com a Energisa, o Portal-Site Marcelo Lopes apurou que a empresa apenas distribui a energia gerada por terceiros para a população de sua área de concessão, tendo esta informado que ocorreu um desligamento de linhas de transmissão da supridora de energia Light. Veja o texto da Energisa Minas-Rio abaixo:
“A Energisa informa que a interrupção de energia que afetou algumas cidades de Minas, na tarde desta segunda-feira, dia 16 de setembro, foi ocasionada por desligamentos de linhas de transmissão da supridora de energia, Light, responsável pelo abastecimento à distribuidora em parte da região.”
“A Energisa está realizando manobras e utilizando outras fontes de suprimento com todos os esforços para retornar a energia o quanto antes nas regiões afetadas.”
“A equipe da Energisa está acompanhando a situação, de prontidão e em contato com a supridora e o ONS (Operador Nacional do Sistema) para informações precisas e detalhadas.”
“Por volta das 17h todos os clientes estavam com a energia reestabelecida.”
Mais tarde, a Energisa divulgou a causa da interrupção no fornecimento de energia. Segundo ela “o desligamento das linhas de transmissão foi causado devido a um acidente de helicóptero, que atingiu a rede de transmissão de energia da supridora, impactando parte da área de concessão da Energisa Minas Rio.”
Fontes: Tribuna de Minas, Portal Site Marcelo Lopes e Energisa Minas Rio | Foto: PRF