sábado, abril 27, 2024
DESTAQUELOCAISNOTÍCIASREGIÃO

Além Paraíba estaria inserida entre as 10 cidades mineiras com mais áreas de risco geológico (deslizamentos)

Segundo um levantamento realizado pelo Serviço Geológico do Brasil, Além Paraíba estaria entre as 10 cidades mineiras com mais áreas de risco, totalizando 39 áreas sujeitas a deslizamentos e outras situações que podem resultar em desastres. Além Paraíba ocuparia a 7ª posição dentro do Estado, sendo que ocupa da 3ª colocação dentro das cidades da Zona da Mata Mineira. Dentro da Zona da Mata Além Paraíba somente está atrás de Juiz de Fora (3º lugar dentro do Estado) com 80 áreas de risco, e Muriaé (5º lugar no Estado), com 54 áreas de risco.

Segundo informações oferecidas ao Jornal Além Parahyba pelo radialista Venilton Ribeiro (Rádio CPN), o levantamento foi feito através de um Plano Municipal de Redução de Risco – PMRR, elaborado pela Universidade Federal de Viçosa através do Ministério das Cidades. Nele, Além Paraíba teria, na verdade, 104 áreas de risco geológico (deslizamentos), além de uma área de inundação denominada “Mancha”, e outras duas de enxurradas. Segundo Venilton, essa diferença, de 39 para 104, teria sido apontada por Paulo Henrique, ex-coordenador da Defesa Civil de Além Paraíba.

A área de inundação, segundo o radialista, é denominada de “Mancha” e possui grande extensão de transbordo/inundação por ser causada pelo Rio Paraíba do Sul. Vale ressaltar, Venilton Ribeiro é grande conhecedor desse tipo de assunto, isto porque sua atividade profissional principal, atualmente é aposentado, foi junto a empresa Centrais Elétricas Light, mais especificamente na Usina da Ilha dos Pombos, onde estudos constantes são realizados sobre o assunto.

Foto: Arquivo – Jornal Além Parahyba / Gráfico: Venilton Ribeiro