domingo, maio 3, 2026
DESTAQUENOTÍCIASREGIÃO

Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio do Aventureiro confirmou Influenza H1N1 no município

Em comunicado à população aventureirense, a Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio do informou que foi detectada a presença do vírus Influenza A, subtipo H1N1, no município serrano.

A Influenza H1N1 é uma infecção respiratória aguda que pode evoluir com gravidade, especialmente em crianças, idosos, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades e imunossuprimidos.

A Pasta da Saúde fez as seguintes recomendações:

·         Vacinar / Procurar a unidade de saúde mais próxima para verificar se pertence a grupo prioritário para a vacinação contra a gripe;

·         Usar máscara em locais fechados, de aglomeração ou se estiver com sintomas respiratórios;

·         Higienizar com frequência as mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%;

·         Cobrir a boca e o nariz com o braço (e não com as mãos) ao tossir ou espirrar;

·         Evitar sair de casa se estiver com sintomas gripais (febre, tosse, dor de garganta, cansaço);

·         Procurar atendimento médico em caso de agravamento dos sintomas: dificuldade para respirar, febre persistente, cansaço extremo, entre outros.

A colaboração de todos é essencial para evitar a disseminação do vírus.

Fonte: SMS-PMSAA