Em desespero, ex-presidente Temer liga para Moraes e dá conselho

Michel Temer decidiu entrar em uma crise que envolve diretamente o Supremo Tribunal Federal — mas fez isso por telefone e com uma proposta bastante específica: diálogo entre os próprios ministros.
Em entrevista à CNN, o ex-presidente revelou que conversou rapidamente com Alexandre de Moraes e sugeriu que o ministro procurasse uma aproximação com André Mendonça. Para Temer, uma solução construída internamente pelo STF seria preferível a um confronto que pudesse ampliar ainda mais o desgaste institucional.
A conversa ocorreu antes de uma decisão tomada por Mendonça ontem, terça-feira (8), que determinou o afastamento preventivo do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e do diretor de Inteligência Policial da corporação, Leandro Almada.
Temer afirmou que seu objetivo foi defender uma saída de pacificação. Segundo ele, a situação envolvendo o Supremo é grave e, por isso, seria melhor que os ministros conversassem entre si e buscassem uma composição.
O ex-presidente fez questão de esclarecer um ponto: não procurou Mendonça. O único contato ocorreu com Moraes e, segundo seu próprio relato, foi breve.
Depois da decisão que atingiu a cúpula da Polícia Federal, porém, o próprio Temer reconheceu que uma negociação ficou mais difícil. Na avaliação apresentada por ele, o cenário se tornou mais complicado do que estava até o domingo anterior.
Mesmo assim, Temer disse continuar esperando uma solução de harmonia dentro da Corte. Para ele, o resultado desse impasse terá consequências que ultrapassam os ministros diretamente envolvidos e podem afetar a percepção sobre o próprio Supremo e a estabilidade institucional do país.
Não é a primeira vez que Temer aparece como interlocutor em momentos de tensão envolvendo Moraes. Em 2021, durante uma crise entre Jair Bolsonaro e o ministro, o então ex-presidente participou de articulações que ajudaram a produzir uma declaração pública de Bolsonaro e também possibilitaram uma conversa telefônica entre os dois.
Agora, anos depois, Temer volta a defender o mesmo caminho: diálogo para evitar uma escalada.
Resta saber se essa tentativa de aproximação encontrará espaço diante do novo cenário.
Fonte: Com informações da CNN / Foto-montagem: Google



