sábado, abril 27, 2024
DESTAQUENOTÍCIASREGIÃO

Seminário realizado em Cataguases abordou a Saúde do Trabalhador

Evento contou com a participação de representantes da região sob jurisdição da GRS-Leopoldina.

O auditório da Faculdade Sudamérica, em Cataguases, recebeu ontem, quarta-feira, 22 de novembro, o 1º Seminário Regional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Iniciativa da Prefeitura de Cataguases por meio da Secretaria Municipal de Saúde e apoio da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Cataguases, o evento reúne profissionais de saúde das cidades sob a jurisdição da Gerência Regional de Saúde de Leopoldina.

Coordenado pela enfermeira do trabalho, Raquel Justi de Souza, que é Referência Técnica em Saúde do Trabalhador em Cataguases e pela também enfermeira, Amanda da Silva Souza, coordenadora da Vigilância em Saúde no município, conta com as participações do médico Joseph Freire, presidente da CISTT – Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e do secretário municipal de Saúde de Cataguases, Vinícius Franzone.

Raquel explicou que após a instalação da CISTT em Cataguases, em 2018, os trabalhos na área de saúde do trabalhador ganharam impulso, especialmente a partir de 2022, “e este Seminário é, na prática, a culminância destas atividades onde estamos abordando temáticas diversas”, disse. Amanda completou dizendo que ao longo do dia várias palestras abordaram “os muitos aspectos da saúde do trabalhador, inclusive ginástica laboral e uso correto dos equipamentos de proteção individual”, destacou.

Na abertura, o médico Joseph Freire contou a história da CISTT lembrando que foi estabelecida no Artigo 12 da Lei Orgânica da Saúde 8.080, de 19 de setembro de 1990. “A CISTT tem a finalidade de articular políticas e programas de interesse para a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, cuja execução envolva ou não áreas compreendidas no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS, mas que zelam ou têm interface com a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”, disse.

Em seguida o secretário Vinícius Franzone destacou a importância do Seminário na promoção da saúde do trabalhador e da trabalhadora. Segundo ele, “este seminário trouxe informações estratégicas para a construção de um projeto de saúde para os trabalhadores do município”, completou.

O evento teve início às 9h e terminou na metade da tarde. A primeira palestra foi ministrada pela secretária municipal de Desenvolvimento Social, Carol Damasceno, que abordou o tema “Saúde Mental, Assédio Moral e Bem Estar no Ambiente de Trabalho”.

Os demais temas abordados no evento foram:

 Programa de Vigilância em Saúde do Trabalhador

Por Marluz Aparecida Amorim Werneck (Referência Técnica em Saúde do Trabalhador – GRS Leopoldina)

 Orientações sobre as Notificações de Doenças e Agravos Relacionados ao Trabalho no Sinan

Por Marluz Aparecida Amorim Werneck (Referência Técnica em Saúde do Trabalhador GRS Leopoldina)

 A importância da Ginástica Laboral no ambiente de trabalho

Por Liliane Cristina Tavares de Oliveira (Fisioterapeuta Prefeitura Municipal de Cataguases)

 Saúde Ocupacional – Principais Doenças

Por José Carlos Marques Ramos (Médico Coordenador Saúde do Trabalhador Energisa)

 Segurança e Comportamento Seguro no Trabalho

Por Alice Mercier Machado de Oliveira (Técnica de Segurança do Trabalho Energisa)

 A importância do uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva (EPI e EPC) na prevenção de Acidentes de Trabalho

Por Fabrício Rezende de Paula (Coordenador Corporativo de Saúde e Segurança do Trabalho – Energisa)

 Prevenção e Combate a Incêndio

Por Carlos Alexandre Rodrigues Faria (Coordenador Defesa Civil da Prefeitura de Cataguases)

Fonte: Portal/Site Marcelo Lopes – Fotos: Marcelo Lopes