segunda-feira, abril 29, 2024
Camil

Brasil: o país do presente e do futuro

(publicado na edição nº 359, de 18/01/2006)

O Brasil não produz somente banana pra dar e vender. Produz muito mais. Produz aviões, navios, automóveis, eletrodomésticos e centenas de outros produtos ligados à ciência e à tecnologia. Tudo isso é como vitamina que fortifica e faz crescer.

Para suavizar e amainar ânimos e corações produz também essa coisa maravilhosa que não têm fronteiras, que é a música, cujos compositores e intérpretes correm mundo, solicitados que são, muitos por lá ficando, exercendo com sucesso as carreiras que escolheram.

Em todos os setores de sua vida ativa, o Brasil vem demonstrando a sua capacidade de crescer e se fazer presente entre as grandes nações do mundo. No futebol e em outras modalidades de esporte, o país se destaca, inclusive cedendo para países de todos os continentes atletas dos mais gabaritados, o que vem confirmar a assertiva de que o Brasil é de fato o principal celeiro de profissionais ligados ao esporte, em suas várias categorias. Porém, temos que reconhecer por uma questão de modéstia, lógica e bom-senso, que a possibilidade de surgimento de atletas como Ronaldo, Ronaldinho, Pelé, Garrincha, Didi e outros, é muito maior aqui no Brasil do que na maioria dos países dos outros continentes, tendo em vista a grandiosidade do seu território e o seu elevado número de habitantes.

Com relação à corrupção que campeia no país, o fato não surpreende muito, a não ser o seu volume já astronômico. Países bem menores e até de cultura mais avançada, sofrem do mesmo mal, conforme notícias divulgadas através dos jornais, das rádios e das televisões. Trata-se de um câncer do mundo contemporâneo, cuja erradicação é missão quase impossível. No Brasil essa modalidade de crime abala bastante a confiança e a esperança do povo, mas não a ponto de diminuir o prestígio do país por esse mundo afora.

Sem egoísmo, o Brasil é de fato um país privilegiado pela vontade de Deus. A ausência de terremotos e de outros elementos de grande poder de destruição, muito comum em países de outras partes do mundo, nos dá a certeza de que a nossa terra é realmente abençoada, o que já tranqüiliza a todos.

E tem mais: as suas regiões tropicais e semitropicais dão ensejo para que aqueles que possuem algum recurso a mais escolham o melhor lugar para o descanso a que faz jus, após meses e meses de trabalho, alguns deles árduos e cansativos.

A situação geográfica privilegiada do Brasil, aliada ao seu clima ameno, exerce grande influência no turismo, trazendo para cá milhares de turistas estrangeiros e, conseqüentemente, os dólares necessários ao desenvolvimento do país, não se falando nos outros benefícios que geralmente surgem em decorrência da presença de homens ricos e de negócios do mundo inteiro.

Gosto de discorrer sobre coisas boas, deixando as ruins para os governos e demais autoridades, que no comendo do país cabe analisá-las, resolvendo-as no que for possível e permitido.

An Quim