quinta-feira, maio 2, 2024
DESTAQUENOTÍCIASREGIÃO

Minas registra 3 mil casos e 59 mortes por coronavírus durante o final de semana

Total de contaminados no estado ultrapassou 290 mil, com 7.240 vítimas em toda a pandemia

Entre o último sábado (26) e esta segunda-feira (28), 3.787 pessoas foram diagnosticadas com coronavírus em Minas Gerais, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG). Os dados constam em boletins epidemiológicos publicados pela pasta estadual, que confirma, também, 59 óbitos no mesmo período por complicações relacionadas à Covid-19.

Até o momento, são 290.137 contaminações registradas pela SES em toda a pandemia. Dessas, 27.930 pessoas seguem em acompanhamento pelas unidades de saúde do estado e 254.967 são considerados curados da doença. Por outro lado, 7.240 vidas foram perdidas em Minas Gerais em decorrência da Covid-19.

Pelo menos 28.787 pessoas contaminadas pelo coronavírus tiveram de ser internadas em hospitais de Minas, em contabilização de todo o período epidêmico. A maior parte dos infectados, 261.350, realizou apenas períodos em isolamento domiciliar.

O número de municípios mineiros com casos registrados subiu para 850, restando apenas três cidades em todo o estado ainda passando incólume pelo vírus, que já se espalhou por toda a Zona da Mata: na região, o município de Pedro Teixeira, o único que ainda não havia tido casos, entrou para as contas estaduais durante o final de semana.

Juiz de Fora

A SES confirma 5.750 casos confirmados em Juiz de Fora até o momento, sem informar o número de mortes no boletim desta segunda-feira. Até domingo (27), por outro lado, a Prefeitura de Juiz de Fora havia confirmado 5.956 contaminações e 208 vidas perdidas no município.

Taxa de ocupação

Em entrevista coletiva virtual na tarde desta segunda, o titular da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), Carlos Eduardo Amaral, afirmou que o estado registrou a menor taxa de ocupação média do leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde o pico da pandemia no estado, em julho. “Minas Gerais apresenta hoje uma ocupação média dos leitos de UTI de 61,33%, com um número total de 845 pessoas internadas com suspeita de Covid-19. Esses dados nos chamam a atenção porque são os menores índices que tivemos de internações por Covid”, detalhou.

Segundo a pasta estadual, a taxa de ocupação de leitos é um dos indicadores monitorados diariamente pelas equipes da SES para avaliar a situação da doença no estado. Atualmente, estão cadastrados no SUS Fácil, em Minas Gerais, 21.062 leitos de enfermaria e 3.961 leitos de UTI. Nesta segunda, a taxa de ocupação geral de leitos de UTI era de 61%, e de leitos de enfermaria, 59,98%.

Fonte: Tribuna de Minas