sábado, abril 27, 2024
NOTÍCIAS

Última cidade sem Covid-19 do Brasil, Cedro do Abaeté registra dois casos da doença

Com as confirmações na cidade mineira, doença alcança todos os 5.570 municípios brasileiros. País tem média móvel de casos acima de 40 mil há 11 dias seguidos.

Cedro do Abaeté, no Centro-Oeste de Minas Gerais  — Foto: Prefeitura do Cedro do Abaeté/Divulgação

A Covid-19 chegou a Cedro do Abaeté, na Região Central de Minas Gerais. Com a confirmação de dois casos na cidade, a doença chegou aos 5.570 municípios brasileiros. Neste domingo (13), o governo federal confirmou média móvel de registro de casos acima de 40 mil pelo 11º dia seguido, número que evidencia o alerta para o avanço da doença, com aumento de infecções em quatro das cinco regiões do país.

De acordo com o relatório da Secretaria de Estado de Saúde (SES), entre os casos confirmados em Cedro do Abaeté, um segue em acompanhamento e o outro paciente já está recuperado. Ainda não há informações que esclareçam se os casos estão relacionados entre si.

Segundo o último Censo divulgado pelo IBGE, o município tem 1.157 habitantes e fica distante 35 quilômetros de Abaeté, cidade mais próxima, com 23 mil habitantes. De acordo com a secretária municipal de saúde Cássia Maria, a cidade chegou a reforçar o quadro de médicos para evitar o deslocamento da população para outros locais expostos à doença.

“A Prefeitura deslocava com os moradores para Abaeté, que é a nossa referência, mas com a pandemia passamos a custear várias especialidades como neurologista, psiquiatra, urologista e também exames de ultrassom. Tudo isso para que os moradores não tenham que se deslocar e ficarem expostos aos riscos”, explicou.

Segundo o infectologista Unaí Tupinambás, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), as características físicas e demográficas desses lugares e as ações tomadas pelos governantes acabam evitando o registro de casos.

“São locais que têm uma baixa densidade demográfica. É claro que só isso não seria suficiente, as opções dos gestores locais fazem toda a diferença. A gente tem visto isso pelo mundo inteiro. Quando o gestor tem uma postura bem dura em relação a questão dessas medidas não farmacológicas, como distanciamento social, uso de máscara e evitar aglomeração, a gente tem visto que há um grande sucesso nesse enfrentamento”, afirmou.

Onda Amarela

O governo do estado divulgou, na quarta-feira (9), a atualização do programa Minas Consciente, de enfrentamento à pandemia da Covid-19 em território mineiro. Cedro do Abaeté está na faixa amarela, junto aos demais municípios da Região Central.

Nessa fase, as cidades podem autorizar o funcionamento de setores considerados não-essenciais como bares, lojas de vestuário, eletrodoméstico e móveis, clubes e academias, com algumas restrições.

Fonte: G1 / Por Guilherme Pimenta, Belo Horizonte