sábado, maio 4, 2024
DESTAQUELOCAISREGIÃO

Em apenas dois dias foram registrados 105 novos casos de coronavírus em Além Paraíba, Sapucaia e Carmo

38 em Além Paraíba, 45 em Sapucaia e 22 em Carmo, são os novos casos confirmados. O número de óbitos confirmados nos três municípios soma 110, além de outros dois em investigação nas terras alemparaibanas.

Segundo os dois últimos boletins epidemiológicos emitidos pelos municípios de Além Paraíba, Sapucaia e Carmo, o total de novos casos de coronavírus registrados totalizou 105, sendo 38 no município alemparaibano, 45 no sapucaiense e 22 em Carmo. O número de óbitos confirmados pela Covid-19 nos três municípios totalizam 110 vítimas, restando ainda 2 casos em investigação.

Em Além Paraíba, se levado em conta as duas últimas semanas, a tendência é de que esses números cresçam assustadoramente, tanto no total de novos casos quanto em número de óbitos, sendo que neste último quesito o aumento pode chegar a 10%, talvez 15%. Isso se deve, principalmente, pelas ações equivocadas na área de combate à epidemia que se nega a tomar uma atitude mais rigorosa com aqueles que estão em isolamento domiciliar, certamente boa parcela de possíveis infectados circulando pelas ruas da alemparaibanas já que inexiste um controle e fiscalização que os identifique, sem contar as ações desastradas e inconsequentes da municipalidade, como a liberação de um leilão de veículos no bairro Vila Caxias que promoveu uma aglomeração com mais de 150 pessoas, somente interrompido após milhares de críticas na rede social contra o prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior e Bethânia Reis, novamente titular da Secretaria Municipal de Saúde depois de sair pelas portas dos fundos da Pasta no início do primeiro mandato de Miguelzinho, abrigando-se junto a administração do Hospital São Salvador.

Os Boletins Epidemiológicos nº 300 e 301, emitidos pela Secretaria Municipal de Saúde de Além Paraíba, registraram um total de 38 novos casos, chegando a totalizar 1.365 casos confirmados com a Covid-19. Ontem (28), existiam 601 casos suspeitos em isolamento domiciliar, e o número de óbitos confirmados é de 40, mais dois em investigação.

Segundo informações de um dos, membros do Conselho Municipal da Saúde, órgão que deveria estar se reunindo quase que diariamente já que é nele que a população está representada, as informações oficiais aos seus membros para discutir a pandemia no âmbito municipal, geralmente estão defasadas uma vez que tais reuniões são realizadas apenas uma vez a cada mês, on line. A mesma fonte informou que já foi levada em discussão uma mudança no número dessas reuniões, passando a ser semanal. Neste mês de janeiro não foi realizada qualquer reunião do Conselho Municipal de Saúde, informou..

Covid-19 em Carmo

Já os Boletins Epidemiológicos de Carmo, de nº 260 e 261, registraram 22 novos casos nos dois últimos dias, com o total de casos de infectados conformados chagando a 1.275, com um total de 16 óbitos. Os números no município carmense também estão a crescer diariamente, valendo ressaltar que 374 casos estão em investigação, igual número em isolamento domiciliar.

O assustador crescimento em terras carmenses tem levado a atual administração municipal a tomar uma série de medidas que, ao que parece, poderão amenizar seu crescimento, é o que afirmou uma fonte ligada à equipe que coordena o combate à pandemia na terra natal do compositor Egberto Gismonti. “Estamos dando início à uma atenção mais rigorosa nos casos de isolamento domiciliar, identificando estas pessoas e monitorando-as para que fiquem realmente isoladas. De que adianta colocarmos nos boletins de que existem “x” pessoas em isolamento domiciliar se elas em verdade estão circulando pelas ruas como se nada estivesse acontecendo? Sabemos que é uma atitude extremamente chata, mas temos que preservar não somente os infectados, mas também aqueles que ainda não foram contaminados pelo coronavírus”, explicou com exclusividade a fonte solicitando sigilo em sua identificação por motivos de ordem ética e profissional.

A Covid em Sapucaia

Dos três municípios na pauta, Sapucaia é o que mais sofre com o aumento de novos casos diários confirmados da Covid-19, sem contar que é o que mais possui vítimas fatais pela pandemia. Segundo os dois últimos Boletins Epidemiológicos emitidos pela Pasta da Saúde Sapucaiense, de nºs 297 e 298, foram registrados 45 novos casos dentro do município, além de três novos óbitos confirmados, agora totalizando 54.  O número de casos confirmados soma 1.543 infectados pelo coronavírus, e 131 pessoas estão em isolamento domiciliar.

Desde o início da pandemia, Sapucaia vem liderando com o número de novos casos, óbitos, etc., sendo que um dos principais motivos, segundo a população sapucaiense, é o município e seus principais distritos serem cortados ao meio por duas das mais importantes rodovias brasileiras, a BR-393 e a BR-116, onde milhares de veículos, originários de todos os recantos do país, circulam diariamente nos dois sentidos.

Tanto no governo anterior, quanto no atual que ora inicia, inúmeras ações foram realizadas, a última, pelo novo prefeito Breninho Junqueira, que decretou ontem, a exemplo de Além Paraíba, um “loockdown”, fechando todo o comércio sapucaiense à exceção dos tidos como essenciais. Tal medida, assim como ocorreu em Além Paraíba e já toma novos rumos, certamente irá trazer críticas e aplausos ao novo prefeito.