segunda-feira, maio 6, 2024
BRASIL E MUNDODESTAQUENOTÍCIASREGIÃO

Mais da metade de casos de Covid-19 rastreados no Brasil é da Variante Ômicron

Covid explode no Rio de Janeiro após os festejos de final de ano. Carmo está entre os municípios com suspeita de variante Ômicron

A Variante Ômicron já é responsável por 58,33% dos casos de covid-19 rastreados no Brasil, segundo levantamento feito pela plataforma “Our World in Data”. Os dados correspondem à participação da nova cepa em todas as sequências analisadas até duas semanas anteriores ao dia 27 de dezembro.

A variante foi descoberta na África do Sul em novembro. Segundo a plataforma, ligada à Universidade de Oxford e considerada uma referência na publicação de dados sobre a pandemia, a Ômicron era responsável por apenas 2,85% até o dia 13 de dezembro no país. Houve, portanto, uma explosão no número de casos em duas semanas, confirmando assim a sua alta transmissibilidade.

Casos de Covid explodem no Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro está vivendo nesses primeiros dias do ano uma explosão de casos de Covid-19. Desde segunda-feira (03), o cenário é de longas filas de pessoas com sintomas da doença diante postos de saúde, farmácias e laboratórios. O aumento da procura por testes após as festas coincide com a chegada da variante Ômicron ao município.

Apesar do apagão no banco de dados do Ministério da Saúde, os números oficiais já começam a mostrar um crescimento vertiginoso de casos de coronavírus. O painel da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro mostra que, no dia 12 de dezembro, apenas 18 pessoas tiveram o diagnóstico da doença. No dia 25, o número de infectados pulou para 269 e, em 1º de janeiro, saltou para 1.238. Em uma semana, do Natal para o réveillon, a alta foi de 360%. Se considerar o período de 20 dias, a escalada foi de 6.778%.

Carmo está entre os municípios com suspeita de variante Ômicron

O Estado do Rio de Janeiro possui 26 cidades, incluindo o vizinho municipio do Carmo, com registros de casos suspeitos da variante ômicron. No total, 318 ocorrências estão sob análise, sendo 247 delas apenas na capital. O Rio possui três casos confirmados da nova cepa. Os dados estão no último informativo de Vigilância Genômica da Covid-19, do governo do estado.

Os números de casos que estão sendo investigados em cada município são:

Angra dos Reis – 8

Araruama – 1

Armação dos Búzios – 2

Barra Mansa – 3

Cabo Frio – 2

Cantagalo – 2

Carmo – 2

Duque de Caxias – 1

Iguaba Grande – 1

Macaé – 3

Miguel Pereira – 3

Miracema – 1

Nilópolis – 1

Niterói – 4

Nova Friburgo – 1

Petrópolis – 4

Pinheiral – 1

Quatis – 2

Resende – 3

Rio Claro – 1

Rio de Janeiro – 247

São Pedro da Aldeia – 3

Saquarema – 1

Teresópolis – 2

Valença – 1

Volta Redonda – 12

Fontes: Rádio CPN, Agência Brasil e Secretaria de Estado da Saúde do Rio de Janeiro