sábado, maio 4, 2024
BRASIL E MUNDODESTAQUENOTÍCIAS

Bolsonaro promove 10 generais do Exército a 40 dias antes do fim do mandato

Os nomes já haviam sido definidos desde outubro deste ano. Jair Bolsonaro mantém contato constante com militares.

Foto: Marcos Corrêa/PR

Jair Bolsonaro promoveu 10 generais do Exército, 40 dias antes do fim de seu mandato. Os nomes dos generais foram publicados no Diário Oficial da União (DOU) nesta semana.

As promoções de generais ocorrem cerca de 3 vezes ao ano e os nomes já haviam sido definidos desde outubro deste ano, segundo divulgou a CNN. A prerrogativa de promover generais e militares de alta patente é do presidente da República.

Foram promovidos Ádamo Luiz, Alexandre Cantanhede, Erb Lyra, Ivan Corrêa Filho, Luciano Cabral, Marcio Cossich, Marcus Vinicius Gomes, Ricardo Moussallem, Rogério Cetrim e Ulisses Gomes.

Na manhã de quarta-feira (23), Bolsonaro se encotrou com os comandantes das Forças Armadas, Exército, Marinha e Aeronática para um reunião de emergência para tratar sobre a multa aplicada ao PL de R$ 22,9 milhões pelo ministro Alexandre de Moraes, do TSE.

Enquanto isso, a transição do governo Lula também já está em contato com representantes militares, entre eles o ex-comandante do Exército Edson Pujol e o ex-ministro da Defesa Fernando Azevedo e Silva.

Pujol e Silva teriam sido convidados pela equipe de Lula para fazer a intermediação ou colaborarem na formação do grupo de Defesa. O Grupo Técnico da Defesa deve ser anunciado nos próximos dias.

Fonte: Jornal GGN – Por Patricia Faermann