sexta-feira, maio 3, 2024
DESTAQUENOTÍCIASREGIÃO

Santo Antônio do Aventureiro começa na segunda-feira (07) a campanha ampliada de vacinação contra a meningite

Poderão ser imunizados jovens de 16 a 30 anos.

Segundo Ana Lúcia Caçador Cavalheiro, titular da Pasta da Saúde de Santo Antônio do Aventureiro, a campanha ampliada para vacinação contra a meningite meningocócica será iniciada na próxima seguinda-feira (07). (Foto: Rede Social)

Começa segunda-feira, 07 de novembro, no município de Santo Antônio do Aventureiro, a ampliação do público-alvo para imunização com a vacina Meningocócica C. Poderão ser vacinados contra a meningite jovens de 16 a 30 anos, estudantes e, sem limite de idade, professores e trabalhadores da educação e profissionais de saúde.

Segundo a titular da Pasta da Saúde do município aventureirense, Ana Lúcia Caçador Cavalheiro, o imunizante estará disponível na Regional de Saúde de Leopoldina na segunda-feira, e na mesma manhã desse dia ela será transportada para Santo Antônio do Aventureiro para dar início imediato da campanha. A vacina estará disponível na sede da Pasta, bem como nas unidades de São Domingos e Alto da Conceição, até fevereiro de 2023.

A vacina meningocócica C (Conjugada) está contemplada no Calendário Nacional de Vacinação e é recomendada aos três e cinco meses de vida e um reforço com 1 ano de idade. Além disso, atualmente, também está disponível para adolescentes de 11 e 14 anos. Ontem (03), em Belo Horizonte, o secretário de edetada da saúde, o médico Fábio Baccheretti salientou: “A meningite C é uma doença que podemos prevenir por meio da vacinação. Portanto, não podemos abrir mão de vacinar. Seguimos agora com duas metas: alcançar 95% de imunização entre as crianças de 1 ano de idade e imunizar este novo público”.

A doença

A meningite meningocócica é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) e se caracteriza por ser uma infecção das membranas que recobrem o cérebro. A vacinação é a principal maneira de prevenir a doença. Ela é segura e eficaz, protegendo as pessoas contra a doença.

O sorogrupo de meningococo mais frequente no Brasil é o C, razão pela qual a vacina foi incluída em 2010 no Calendário Nacional de Vacinação da criança pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). Desde então, o número de casos de todos os tipos de meningite caiu quase três vezes no país, e o de casos do tipo C caiu quase quatro vezes.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio do Aventureiro com informações da Agência Minas