terça-feira, abril 30, 2024
BRASIL E MUNDODESTAQUENOTÍCIAS

‘A mão vai pesar contra qualquer um’, diz oficial da PM-DF sobre punições do STF

Exoneração e prisão do coronel Fabio Augusto Vieira causou comoção na tropa | Foto: Divulgação

A exoneração e a prisão do ex-comandante da Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF) coronel Fabio Augusto Vieira causou comoção entre os oficiais da polícia. Conforme apurou a revista Oeste, a corporação não esperava que tal ato poderia ocorrer. “O comandante era bem próximo da tropa. Era referência”, relatou um policial (que não quis se identificar). “Os agentes têm se manifestado de forma recorrente nas redes sociais.”

O militar era o responsável pelo comando da corporação no domingo 8, quando manifestantes invadiram a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, num ato que degenerou em cenas lamentáveis de vandalismo.

Na segunda-feira 9, Vieira foi afastado do cargo pelo interventor federal de segurança pública do DF, Ricardo Cappelli, secretário-executivo do Ministério da Justiça. Na terça-feira 10, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou a prisão do ex-comandante. Durante os atos de vandalismo na Esplanada, Vieira ficou ferido. O governo federal, integrantes da Polícia Federal e do Poder Judiciário acreditam que a PM-DF têm responsabilidade pela invasão do local.

“No dia da invasão, não havia efetivo suficiente destinado para o local”, disse o agente. “Quem errou? Só a apuração para dizer. E mesmo que tenha sido a PM, pode ter sido erro de planejamento – e não má-fé. Sem contar que cada um dos Três Poderes ainda têm suas guardas. A PM seria para cobrir a necessidade.”

Conforme o policial, mesmo tendo a certeza da injustiça cometida contra Vieira, a tropa tem receio de manifestar insatisfação. “O comandante está sendo usado para mostrar que a mão vai pesar sobre qualquer um das forças de segurança”, explicou. “A prisão está virando regra. Sem direito ao contraditório e à ampla defesa. Isso é ilegal. Tudo é motivo para prisão. Não tem mais divisão dos poderes. Está tudo em uma única mão.”

O policial reconhece que, no dia da invasão, houve falta de comunicação entre os órgãos responsáveis pela segurança no DF – a Força Nacional estava designada para auxiliar. “A secretaria de segurança havia garantido para o governador Ibaneis Rocha que estava tudo tranquilo e que o planejamento seria suficiente”, declarou. “A PM não hesitou em agir, mas faltou efetivo.” Além da prisão do ex-comandante, Moraes determinou a prisão do ex-ministro Anderson Torres, ex-secretário da Segurança Pública do DF.

Fonte: Revista Oeste