sexta-feira, maio 3, 2024
BRASIL E MUNDODESTAQUENOTÍCIAS

Moraes não tem contribuído para paz social, diz Marco Aurélio

Ex-ministro do STF disse que errou “redondamente” ao dizer que Alexandre de Moraes era talhado para cargo no Supremo.

O ex-ministro do STF Marco Aurélio Mello.

O ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Marco Aurélio Mello disse, na última quarta-feira (11), que Alexandre de Moraes “não tem contribuído para paz social”. Ele também disse que errou “redondamente” ao dizer, em 2017, que o colega estava preparado para o cargo no Supremo.

“Ele [Moraes] realmente não tem contrinuído para paz social. Eu não vou tecer considerações maiores quanto aos atos que ele vem praticando e olhe que o conheço bem há muito anos”, disse o ex-ministro durante entrevista à Rádio Bandeirantes na quarta-feira (11).

Durante a entrevista, o ex-ministro disse que as prisões deveriam ter sido lavradas só para extremistas que depredaram, e não para manifestantes que acampavam em frente ao QG do Exército, em Brasília. Ele disse que medida de levar para a ANP (Academia Nacional de Polícia) é “um passo largo que não coaduna com Estado Democrátido de Direito”.

Também criticou o afastamento do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e disse que “se estivesse na bancada [do STF] eu não endossaria esse ato de força”. Na quarta-feira (11), o plenário do STF formou maioria e manteve a decisão contra o emedebista.

Aurélio relembrou da nomeação de Moraes, em 2017, depois da morte do ministro do STF Teori Zavascki. “Na época da queda do avião em que faleceu o ministro Teori Zavascki, fui questionado por jornalistas quanto ao que se faria, como seria preenchida a cadeira, e disse que o presidente Michel Temer tinha um homem talhado para a cadeira […] vejo que errei redondamente”, afirmou.

Fonte: Poder 360.