segunda-feira, abril 29, 2024
DESTAQUELOCAISNOTÍCIASREGIÃO

Mês de fevereiro com chuvas intensas: fique atento aos cuidados para evitar danos em aparelhos elétricos

Tirar equipamentos da tomada é imprescindível para prevenir queima e outros prejuízos provocados por raios.

O mês de fevereiro chegou com chuvas na maioria das cidades da região e a previsão indica condições para chuvas intensas, acompanhadas de raios, rajadas de vento e ocasionais queda de granizo nos próximos dias.

“Essa instabilidade atmosférica será favorecida pela atuação de uma frente fria predominantemente marítima, que organizará um canal de umidade em direção ao continente e influenciará o tempo na concessão da Energisa Minas Rio. Vale ressaltar que nos últimos dias a região registrou temperaturas máximas em torno de 37°C, o que associado à elevada umidade relativa do ar, são ingredientes importantes para a formação e o desenvolvimento de nuvens de tempestades”, explica a metereologista Ana Paula Paes, do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

E por falar em tempestades, a do último domingo (05/02) causou impactos na região de Ubá, como queda de árvores, danos estruturais em construções e à rede de energia elétrica. “Estima-se que as rajadas de vento registraram entre 80 e 100 km/h. Eventos semelhantes a este ainda podem ser registrados ao longo do mês de fevereiro, uma vez que, a tendência climática indica que os acumulados de chuva devem ficar em torno de 50 a 100 mm acima da média do mês”, comenta a metereologista.

Já ontem, segunda-feira (06/02), mais cidades da área de concessão da Energisa Minas Rio, entre elas São João Nepomuceno, Rio Novo, Guarani e Além Paraíba, foram atingidas por fortes chuvas, ventos e raios.

População deve ficar em alerta

A Energisa está com o Plano de Contingência acionado para este período e atuando 24h para atendimento aos clientes. Mas é importante que a população também fique atenta. “O que muitas pessoas não sabem é que em dias como esses, dependendo da situação, além dos ventos que derrubam árvores e jogam objetos na rede, os raios também podem interferir diretamente no fornecimento da energia elétrica. Isso porque com o tempo fechado e chuvas intensas, a incidência de descargas atmosféricas é maior e elas podem atingir a rede elétrica”, explica o gerente de Operação, Victor Rispoli.

Para se ter uma noção, no domingo (05/02) e segunda-feira (06/02), foram registrados aproximadamente 50 mil raios na área de concessão da Energisa Minas Rio. Esses raios também podem afetar as residências. Por esse motivo, é tão importante adotar algumas medidas para evitar danos elétricos. Confira:

·         retire os equipamentos elétricos das tomadas;

·         desconecte os cabos telefônicos, de antenas e TVs;

·         evite tomar banho durante tempestades;

·         não utilize o celular conectado ao cabo de energia;

·         mantenha em dia a manutenção da rede elétrica interna das residências;

·         evite uso de extensões e benjamins;

·         instale Dispositivos de Proteção contra Surto (DPS), que proporcionam maior proteção às instalações, aos elétricos e eletrônicos, bem como à segurança das pessoas;

·         se estiver na rua, afaste-se de campos de futebol, piscina, lagos, lagoas, praias, árvores, mastros e locais elevados, e jamais se abrigue próximo dos postes ou embaixo da fiação elétrica.

Em caso de acidente, cabo partido e quando houver interrupção de energia na rede elétrica, entre em contato com os canais da Energisa:

– Site www.energisa.com.br

– Call Center: 0800 032 0196

– Gisa www.gisa.energisa.com.br

– Aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store).

Fonte e fotos: Gerência de Comunicação Energisa S/A

An Quim