quinta-feira, maio 2, 2024
DESTAQUELOCAISNOTÍCIAS

Onde está a Vigilância Sanitária de Além Paraíba?

Exif_JPEG_420

Já de longa data uma indagação é proferida sobre a atuação da Vigilância Sanitária de Além Paraíba, órgão que tem por obrigação verificar as condições em que se encontram não somente as condições de higiene e conservação de alimentos em bares, restaurantes, açougue, padarias e outras empresas alemparaibanas. É de se ressaltar, tal órgão municipal deveria também se preocupar com os vários espaços públicos existentes no município, em especial aqueles onde o fluxo de pessoas é constante, principalmente onde cidadãos passam diariamente para o exercício físico através de caminhadas ou em direção aos seus locais de trabalho.

Semana passada, o Jornal Além Parahyba (Site de Notícias) foi procurado por um conhecido cidadão alemparaibano que diariamente busca fazer seu exercício matinal no entorno do Parque de Exposições localizado na Ilha do Lazareto, bem ao lado da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, fazendo um alerta sobre as condições em que comumente se encontram as barracas daquele espaço onde são realizados os principais eventos do município, como exposição agropecuária, carnaval, festividades dos clubes de serviços como Lions Clube e Rotary Clube. As barracas estão literalmente tomadas com fezes de pombos, andorinhas e outras aves que ali fazem seus ninhos e se abrigam durante a noite, sendo que nenhuma providência as autoridades do município, como a Vigilância Sanitária, que está subordinada à Secretaria Municipal de Saúde, tome uma providência.

Entre as doenças que podem ser causadas pela exposição à fezes e penas de aves estão as salmoneloses, psitacose, histoplasmose e a criptococose (infecção pulmonar), além de doenças alérgicas, todas vitais. Com a palavra as autoridades competentes…