domingo, abril 28, 2024
DESTAQUELOCAISNOTÍCIAS

“Live” com participação do médico Dr. Rafael Gracioli será levada ao ar nesta segunda-feira, a partir das 21 horas, no FACEBOOK através de Renato Machareth – assunto: Hospital São Salvador

Diante dos últimos acontecimentos envolvendo a trágica situação em que se encontra o Hospital São Salvador, graças a uma intervenção municipal promovida pelo atual gestor do município de Além Paraíba, leia-se prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior, o Miguelzinho, o comunicador Renato Machareth estará realizando nesta segunda-feira, a partir das 21 horas, uma “live” que contará com a participação do médico Dr. Rafael Gracioli, provedor afastado da instituição que não pertence ao município alemparaibano, mas sim ao povo, portanto, segundo grande parcela da população, sob uma intervenção esdrúxula.

Desde que sofreu a intervenção, em janeiro do ano passado, uma gigantesca crise se gestão caiu sobre o dia-a-dia do HSS, o que leva a crer que, plagiando o escritor e dramaturgo inglês William Shakespeare (1564/1616), que existe algo de podre no reino do HSS provocado pela municipalidade.

Quando da intervenção promovida pelo prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior na instituição criada e fundada pelo médico Dr. Paulo Joaquim da Fonseca no ano de 1908, o chefe do Executivo Municipal teria afirmado aos quatro cantos que o estava fazendo porque o HSS estava à beira de cerrar suas portas e que os culpados seriam o então provedor, Dr. Rafael Gracioli, e sua própria irmã, a enfermeira Bethânia Reis de Souza. Entretanto, de lá para cá a vida diária da instituição foi de mal para pior, isto porque nada do que prometera o prefeito Miguelzinho cumpriu, muito pelo contrário somente o que fez foi destruir o que existia e não pertencia à municipalidade, valendo ressaltar que até o momento nada contra os afastados não passam de suposições.

Tem sido voz geral em todos os recantos do município, até mesmo na microrregião que depende do agora caótico atendimento agora existente naquela instituição, é que o prefeito alemparaibano em verdade teria promovido a intervenção com um único propósito, de cunho pessoal, que era o de tomar para si o HSS com propósito de transformá-lo em palanque eleitoral como o foi em épocas passadas. Como o então provedor Dr. Rafael Gracioli isso não permitiu, aliás, o emérito Conselho Diretor negou isto acontecer, Miguelzinho, como diriam os mais antigos, de “pirraça” usou de um artifício legal, uma “brecha” judicial, porém esdrúxula, e promoveu a intervenção.

De lá para cá valores milionários foram repassados para a entidade criada e fundada em 1908 pelo médico Dr. Paulo Joaquim da Fonseca, e nenhuma explicação de como e onde foram aplicados tais valores. Como salientado dias atrás, em uma conversa de botequim recente, ouviu-se que seria mais fácil um camelo passar num buraco de agulha do que explicar onde foi parar esse dinheiro todo, algo que ultrapassa a casa de alguns milhões de reais. Será?

Entre as várias situações assustadoras grotescas que tem sido mostradas pelas ruas alemparaibanas é de que vários médicos que prestaram serviços no HSS estão com seus proventos atrasados desde o início deste ano de 2023 – alguns com até cerca de R$ 200 mil a receber. Outra situação de desconforto atinge diretamente aqueles que de fato e de direito mantém a instituição funcionando, o verdadeiro azeite desta engrenagem que existe para salvar vidas e aliviar as dores de quem sofre – os funcionários, do pessoal da limpeza aos enfermeiros. Vale ressaltar, estes incansáveis guerreiros que colaboram para o bom funcionamento da instituição, que na época da Covid-19 estavam expostos diariamente, alguns que até mesmo foram infectados e mortos, comumente estão com seus salários atrasados, sem contar que, segundo informações de fonte confiável, estão com parte do 13º salário referente ao ano de 2022 sem receber, o que pela Legislação Trabalhista poderia ser considerado como um crime.

As dívidas se acumulam a cada dia que passa, o conhecido “cabide de emprego” lá foi instituído, sem contar que o HSS vive na atualidade um momento de caos completo em toda a sua estrutura funcional que se encontra em estado precário, com aparelho de Raios-X quebrado, outro desmontado pelo seu primeiro interventor, sendo que outras situações jamais foram vistas durante todas as gestões anteriores. Esta, infelizmente, é a realidade atual que foi provocada com o aval das autoridades constituídas no município que, infelizmente, não tomam a atitude que deveria ser tomada contra a municipalidade alemparaibana.

Já salientado em outras ocasiões por este Portal/Site do Jornal Além Parahyba, e é de ciência de inúmeros alemparaibanos inclusive dos integrantes do Poder Legislativo Municipal, aqueles que se intitulam “Fiscais do Povo”, o segundo interventor contratado para substituir o primeiro, sendo que este era o chefe de gabinete do prefeito, teria elaborado e entregue um relatório ao prefeito, relatório até hoje não tornado público que se suspeita não ter nada que constatasse a necessidade da dita intervenção.

Não bastassem estas aberrações, cerca de pouco mais de trinta dias atrás uma leva de colaboradores do HSS foi demitida sem qualquer justificativa, e até hoje, são as informações que chegam, não teve seus direitos, como a liberação do FGTS com o adicional de 40% de multa como determina da Legislação Trabalhista, férias e 13º salário proporcionais e outros direitos legais, como a quitação de seus direitos junto ao INSS, quitados.

Como em outras vezes, os interventores tentam transferir a culpabilidade desta situação caótica àqueles que mesmo quando a instituição passava por dificuldades, o que é uma inverdade gigantesca já que estes a quem tentam culpar nunca deixaram “a peteca cair”.

Esta certamente será a temática da “live” que será levada ao povo alemparaibano e da região na noite de hoje, e é esperado que as autoridades, em especial aquelas que se intitulam “fiscais do povo, no caso os ilustres membros do Poder Legislativo Municipal, estejam antenados e dêem o ar de suas graças e tomem uma atitude digna de quem foi escolhido pelo povo para representá-lo, valendo ressaltar que no próximo ano serão realizadas eleições municipais em todo o país.