quinta-feira, maio 2, 2024
DESTAQUENOTÍCIASREGIÃO

Energisa reúne nomes do Google e Microsoft para capacitação em tecnologia

Evento também é palco palco do primeiro Hackathon realizado pela Energisa.

Desde ontem, segunda-feira, 16, até a próxima quinta-feira, 19 de outubro, executivos de grandes empresas de tecnologia como Google, Microsoft e KPMG estão reunidos na Central de Serviços Energisa para a semana de capacitação dos colaboradores em Cataguases. A Semana Tech conta com palestras e mesas-redondas sobre as principais tendências tecnológicas aplicadas ao setor de energia, como Sistema de Gestão de Distribuição Avançado (ADMS), gerenciamento de serviços de TI (ITSM) e segurança cibernética. O conteúdo está disponível para estudantes de instituições parceiras da empresa, como SENAI, Sebrae, Doctum e CEFET.

O encontro também é o cenário do primeiro Hackathon realizado pelo Grupo, aberto ao público externo. Programadores, designers e profissionais da área de desenvolvimento de software participam de uma maratona tecnológica com o objetivo de criar e implementar uma solução usando inteligência artificial para um desafio real. No total, foram mais de 300 inscrições, das quais 80 foram selecionadas. A Energisa fornece recursos técnicos, mentoria e toda a expertise acumulada para enriquecer a experiência dos participantes.

“A inovação e o investimento em capital humano são dois pilares estratégicos do Grupo Energisa. Através da Semana Tech e do primeiro Hackathon realizado pela empresa, pretendemos impulsionar um salto de crescimento profissional tanto dos nossos colaboradores quanto dos participantes externos, permitindo que desenvolvam suas capacidades e habilidades da melhor forma possível”, afirma o Vice-Presidente de Tecnologia do Grupo Energisa, Gustavo Valfre.

A Semana Tech faz parte de um movimento de iniciativas que o Grupo Energisa tem feito para promover o desenvolvimento do estado de Minas Gerais. O evento tem a participação de executivos de big techs como Domenico Machado, Industry Advisor Energy & Natural Resources e Henrique Britto, Account Manager Energy & Natural Resources, ambos do Google; Marco Monteiro, gerente sênior da Microsoft; e Eduardo Pereira, sócio-diretor da KPMG.

Em setembro deste ano, a Energisa deu início à 2ª turma do Rio Pomba Valley, programa que vai oferecer 760 horas de aulas de Tecnologia da Informação para jovens de baixa renda da Zona da Mata. A iniciativa tem o objetivo de criar um polo tecnológico e fomentar a economia criativa, formação e geração de empregos na região. Em 2022, o programa formou 35 jovens em TI, dos quais dez foram contratados pela Energisa, enquanto outros dois ingressaram em outras empresas.

Fonte e fotos: Energisa