domingo, julho 14, 2024
DESTAQUENOTÍCIASREGIÃO

PM de Minas retifica edital do Concurso Público para Soldado

Candidatos serão avaliados por meio de provas objetiva, psicológica e física.

A Polícia Militar de Minas Gerais retificou o Concurso Público com objetivo de selecionar candidatos para o Curso de Formação de Soldados do Quadro de Praças da Polícia Militar de Minas Gerais, que oferece 3.102 vagas, para o cargo de Soldado 2ª Classe.

Segundo o documento (Retificação I), foi alterada a quantidade de vagas ofertadas, sendo que há oportunidades para o sexo masculino (2.791) e feminino (311). Também ocorreram mudanças em outros subitens.

A duração do curso será de nove meses, em tempo integral, com regime de dedicação exclusiva e atividades escolares extraclasse após às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados, podendo sofrer alterações a qualquer tempo, conforme o interesse público e a conveniência administrativa.

O curso de formação será desenvolvido visando habilitar o candidato ao exercício das atividades inerentes à graduação de Soldado e funcionará na Escola de Formação de Soldados da Academia de Polícia Militar, em Belo Horizonte e nas Companhias de Ensino e Treinamento das respectivas Regiões de Polícia Militar.

São eles: Belo Horizonte; Juiz de Fora/Ubá; Uberaba; Lavras; Divinópolis/Bom Despacho; Governador Valadares; Uberlândia; Patos de Minas; Montes Claros; Ipatinga/Manhuaçu; Curvelo; Teófilo Otoni; Pouso Alegre/Extrema; Poços de Caldas; Sete Lagoas.

Para atuar é necessário que o candidato tenha a idade entre 18 e 30 anos, esteja em dia com as obrigações eleitorais, e militares quando do sexo masculino, possua nível superior de escolaridade, tenha altura mínima de 1,60m, tenha saúde física e mental, aptidão física, dentre outros listados no edital.

O valor da remuneração será de R$ 4.360,83, com carga horária de 40 horas semanais.

As inscrições devem ser realizadas até o dia 6 de fevereiro de 2024, via site da PMMG, com a taxa sendo de R$ 101,00. O período de requerimento de isenção de taxa já foi encerrado.

Da Seleção

A avaliação se dará em prova de conhecimentos (prova objetiva); avaliações psicológicas; exames de saúde e avaliação física militar. A prova objetiva terá conteúdo de língua portuguesa, literatura, noções de língua inglesa, noções de Direito e Direitos Humanos, e raciocínio lógico, prevista para ocorrer no dia 10 de março de 2024.

O Concurso Público terá validade de 60 dias, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, contados da data da homologação do resultado final do concurso.

Para acessar o Ato de Retificação Nº 01, acesse o link https://intranet.policiamilitar.mg.gov.br/conteudoportal/sites/concurso/260120241313113650.pdf.

Para ler o edital completo acesse o link https://intranet.policiamilitar.mg.gov.br/conteudoportal/sites/concurso/071220232023278950.pdf.

Fonte: PCI Concursos | Foto: PMMG – divulgação