domingo, julho 14, 2024
DESTAQUELOCAISNOTÍCIASREGIÃO

Escorpiões são encontrados na Creche do Goiabal, afirmam mães preocupadas com segurança de seus filhos

Segundo reclamações de várias mães ao Jornal Além Parahyba, escorpiões estão sendo regularmente encontrados na Creche do Goiabal que recentemente foi entregue à população.

Tal fato, afirma uma dessas mães que solicitou sigilo de seu nome já que receia retaliações por parte da direção da creche e da Pasta de Educação, órgão responsável pela administração e manutenção daquela unidade, está trazendo grande preocupação já que após reclamarem da situação nenhuma providencia foi efetivada, a não ser um convite da secretária Tatiana Gonçalves no sentido de irem pessoalmente até a sede da secretaria. Uma das reclamantes, manifestou não ter tempo disponível para ir pessoalmente fazer a reclamação, e que se tivesse tempo certamente não deixaria seu filho na creche, e que se isto faz é porque trabalha para auxiliar das despesas familiares.

Vale ressaltar, a faixa etária das crianças que regularmente frequentam a Creche do Goiabal inicia com quatro meses, e que nesta faixa uma picada de escorpião pode ser fatal.

Perguntas e respostas sobre picadas de escorpião

Recentemente, foram publicadas na mídia diversas notícias sobre picadas de escorpião, em alguns casos levando à morte. Quanto menor a criança, os efeitos tendem a ser mais graves, por causa da relação de seu peso com o veneno inoculado. Como este tema assusta os pais, consultamos especialistas do Hospital Infantil Sabará, de São Paulo (SP), para esclarecer algumas dúvidas. Acompanhe abaixo:

O soro antiescorpiônico é eficaz e pode ser usado em crianças pequenas?

O soro funciona e pode ser usado em todas as idades, inclusive abaixo de 7 anos. A gravidade dos acidentes escorpiônicos e, consequentemente, o risco de morte, é muito maior entre as crianças do que entre os adultos. Habitualmente, quanto menor a criança, maior a gravidade do acidente devido à relação entre o veneno inoculado e o peso da criança.

Sempre que houver picada de escorpião, o soro antiescorpiônico é recomendado?

Os acidentes escorpiônicos são classificados em leves, moderados e graves, de acordo com os sintomas. Nos acidentes moderados e graves e em todas as crianças menores de 3 anos existe indicação do uso de soro antiescorpiônico.

Quais são os sintomas após a picada?

Além de dor no local, que acontece em todos os casos, pode haver náuseas, taquicardia, agitação, sonolência, sudorese, vômito, hipertensão, entre outros.

Crianças correm mais risco de morte?

Sim. Quanto menor a criança, maior a gravidade. Os principais fatores que influenciam o risco de morte são o tipo do escorpião e a idade (o risco de morte é maior em pacientes menores de 14 anos).

Outro fator que influencia o risco de morte é o tempo decorrido entre a picada e a administração do soro, sendo muito mais elevado entre os pacientes atendidos após 6 horas, do que entre aqueles que recebem soro até uma hora após o acidente.

Portanto, em caso de picada por escorpião ou outro animal peçonhento, quanto mais rápido o paciente for levado ao serviço de saúde, maior a chance de sucesso no tratamento.

O que fazer em caso de picada de escorpião?

O paciente deve ser levado rapidamente a um serviço de saúde. Até chegar, podem ser administrados analgésicos para alívio da dor.

Algumas dicas:

Não utilizar garrotes ou torniquetes;

Não fazer incisões no local da picada;

Não aplicar querosene, amoníaco, e outras substâncias no local da picada;

Não administrar bebidas alcoólicas;

Manter o paciente em repouso, evitando caminhar;

Manter o paciente hidratado.

Como evitar uma picada de escorpião?

Usar calçados e luvas nas atividades rurais e de jardinagem.

Examinar calçados e roupas pessoais, de cama e banho, antes de usá-los.

Não acumular lixo orgânico, entulhos e materiais de construção.

Vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos, forros e rodapés.

Utilizar telas, vedantes ou sacos de areia em portas, janelas e ralos.

Manter limpos os locais próximos das residências, jardins, quintais, paióis e celeiros.

Combater a proliferação de insetos, principalmente baratas e cupins.

Preservar predadores naturais, como seriemas, corujas, sapos, lagartixas e galinhas.

Limpar terrenos baldios pelo menos na faixa de um a dois metros junto ao muro ou à cerca.

Valer ressaltar, na busca de saber onde quem for picado por escorpião deve buscar socorro em Além Paraíba, a atendente da Secretaria Municipal de Saúde (Telefone 3462-6800) não soube informar, repassando que a Vigilância Sanitária  (Telefone 3462-3303) poderia informar. A atendente do órgão informou que teria que saber onde, solicitando que esperasse na linha – após certo tempo de espera, esta informou que no Hospital São Salvador a vacina poderia ser encontrada. Diante da resposta, informamos que todos os telefones do HSS somente davam ocupados, e que após 10 tentativas para cada um dos números 3462-4366 / 3462-4092 / 3462-4011 o melhor foi desistir…

Fonte: Hospital Infantil Sabará – São Paulo (SP) / SMS de Além Paraíba / Vigilância Sanitária de Além Paraíba