segunda-feira, abril 29, 2024
DESTAQUEELEIÇÕESLOCAISNOTÍCIAS

Pré-candidaturas para prefeito de Além Paraíba estão quase todas definidas

Três pré-candidatos e respectivos pré-vices já estão definidos, faltando apenas a confirmação de quem será o representante do Partido dos Trabalhadores, e se o vice-prefeito de Miguelzinho participará da disputa.

Faltando 212 dias para a realização do processo eleitoral que resultará na escolha de quem estará sentado na cadeira de Miguel Belmiro de Souza Júnior, o Miguelzinho, a partir do dia 1º de janeiro do próximo ano, o povo alemparaibano tem discutido por todos os recantos do município o que esperam do próximo prefeito que por quatro anos consecutivos, de 2025 a 2028, terá a difícil tarefa de cuidar das necessidades e prioridades de Além Paraíba, inclusive tentar consertar certas situações que nos dias atuais estão praticamente sem rumo, como é o caso do Hospital São Salvador, antes uma referência na área da saúde da microrregião alemparaibana, hoje literalmente destruído graças a uma esdrúxula intervenção municipal provocada pelo atual governante e seus assessores diretos.

O primeiro nome definido como pré-candidato foi o do ex-vice-prefeito de Miguelzinho durante seu primeiro mandato (2017-2020), o delegado de polícia Paulo Henrique Marinho Goldstein, que à ocasião rompera os laços que tinha com o prefeito por razões até hoje não bem explicadas e mantidas parcialmente em segredo – o assunto, parece, é uma espécie de tabu. Antes mesmo do fim do seu mandato como vice de Miguelzinho, por diversas vezes Paulo revelou publicamente que pretendia se candidatar a prefeito e que passara a ser opositor ao mandatário alemparaibano,

Após inúmeras sondagens em busca de alguém que pudesse lhe acompanhar na disputa na condição de vice, o ex-vice-prefeito acertou a indicação e o aceite da vereadora Guaraciaba Germello de Marca, a Guará das Voluntárias, como sua companheira de chapa. Alguns vídeos relatando e comunicando tal parceria circularam pelas redes sociais, inclusive uma realizada na Estação Ferroviária de Simplício, valendo ressaltar que a restauração daquele histórico prédio, um dos monumentos que existem na boa terra alemparaibana que mostra a importância da ferrovia no município, foi conquistada graças a ações formalizadas pelo Museu de História e Ciências Naturais junto a empresa Furnas Centrais Elétricas, leia-se professor André Martins Borges, sem qualquer ingerência de políticos locais. O pré-candidato tem se reunido com várias lideranças, em alguns casos até mesmo em churrascos de confraternização, como alguns realizados na vila de Angustura onde seguidores e pré-candidatos a vereador residentes na localidade participam ativamente.

Outro nome já definido é o da educadora Luciana Galhardo, ex-secretária municipal de Educação na gestão do ex-prefeito Fernando Lúcio Ferreira Donzeles, de quem foi candidata a vice no processo eleitoral que resultou na vitória do atual prefeito Miguelzinho. Vale ressaltar, à ocasião da disputa por inúmeras vezes o candidato vencedor atacou com veemência os nomes de Fernando Lúcio e Luciana, até mesmo com colocações grosseiras. Registra-se que o antes algoz na campanha de 20l6, neste ano de 2024 está apoiando Luciana Galhardo que tem como pré-candidato a vice-prefeito o fisioterapeuta Carlos Eduardo Gomes Senra, o Kadu da Apae.

Luciana e Kadu já possuem, graças a intermediação do prefeito Miguelzinho, apoio de alguns membros do Poder Legislativo apoiando seus nomes, entre estes o atual presidente da Câmara Municipal, vereador Mateus Cruz, e a maioria do secretariado municipal, como a secretária municipal de Educação, professora Tatiana Reis Gonçalves. Ressalta-se também que Luciana e Kadu já participaram de diversas solenidades públicas realizadas pela municipalidade, até mesmo entrevistas em emissora de rádio da cidade, como foi no último sábado, dia 02 de março, no programa Roda Viva da Rádio CPN, ocasião em que também participou o vereador Mateus Cruz.

Outro nome confirmado como pré-candidato a prefeito de Além Paraíba é o do médico Rafael Gracioli, provedor afastado pelo ato intervencionista da municipalidade junto ao Hospital São Salvador. Rafael conta como seu pré-candidato a vice o médico veterinário Aldonei Senra Ribeiro Júnior, o Juninho Ribeiro, e ambos têm participado de convites formulados por várias instituições religiosas e laicas existentes no município, onde são questionados sobre o que pretendem fazer em favor da tão sacrificada população alemparaibana caso sejam vitoriosos no processo eleitoral.

Entre os vários apoiadores à sua pré-candidatura, Rafael já conta com o ex-prefeito Fernando Lúcio Ferreira Donzeles, os ex-vereadores Dione Miranda, Rodrigo França, Roberto “Betão” Tolentino e outros, a ex-secretária municipal de Saúde Bethânia Reis de Souza, valendo ressaltar que estão em andamento tratativas no sentido de obter o apoio de alguns dos atuais membros do Legislativo Municipal.

Segundo informações oficiosas, o médico pré-candidato a prefeito teria revelado que caso seja vitorioso uma de suas primeiras medidas será o de promover uma auditoria completa em todo o período em que Miguelzinho e seus seguidores estiveram à frente do comando administrativo do município. Rafael é filiado e preside o Partido Liberal de Além Paraíba, e já conta com o apoio de vários filiados da legenda de destaque no cenário político mineiro, entre estes a deputada Delegada Sheila.

Duas outras pré-candidaturas a prefeito ainda estão sendo discutidas nos bastidores políticos do município. A primeira diz respeito a qual nome estará representando o Partido dos Trabalhadores que lançou três pré-candidatos ao cargo. São eles: o ex-vereador, ex-secretário municipal de Administração e da Saúde e ex-vice-prefeito Oberdan Moreira Rocha; e os médicos Márcio Valverde e Max de Moraes, este último ex-prefeito do município de Santo Antônio do Aventureiro. Segundo informações obtidas junto a membros da legenda petista, até o final deste mês de março um nome definido poderá ser divulgado, valendo ressaltar que a probabilidade deve atingir os nomes dos dois profissionais da medicina alemparaibana, um como pré-candidato a prefeito e o outro como pré-vice. Oberdan, é o que parece, disputaria uma das cadeiras da Câmara Municipal.

O médico Márcio Valverde, um dos pré-candidatos a prefeito pelo Partido dos Trabalhadores. (Foto: Reprodução / Rede Social)

Finalizando, desde o início desta corrida eleitoral o atual vice-prefeito José Márcio Fernandes, o Dedé, tem apregoado estar pré-candidato mesmo sem ter o apoio daquele com quem firmou parceria no processo eleitoral de 2020, no caso específico o atual prefeito. O não apoio de Miguelzinho ao nome de Dedé não surpreendeu grande parte da população que atualmente enxerga o atual governante como o pior de toda a história de Além Paraíba. Diante disto, é quase que certo que sem o apoio do atual prefeito Dedé venha desistir da disputa.