sexta-feira, junho 21, 2024
DESTAQUELOCAISNOTÍCIAS

Eletrobras Furnas celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente com plantio de mudas em Além Paraíba (MG) e Sapucaia (RJ)

Companhia promoveu atividades ambientais para favorecer a presença do cuitelão, ave ameaçada de extinção.

Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), a Eletrobras promoveu, em Além Paraíba (MG) e Sapucaia (RJ), Oficina de Produção de Mudas na última quinta e sexta-feira (6 e 7/6). A iniciativa teve o objetivo de favorecer a presença do cuitelão na região. A preservação da ave endêmica, ameaçada de extinção devido à destruição de seu habitat natural, deu origem ao projeto “O que realmente importa na paisagem”, patrocinado pela companhia e coordenado pelo Instituto Waita.

Estudantes da Escola Estadual São José, de Além Paraíba, participaram das atividades de produção de mudas. Já o plantio das mudas foi realizado por alunos do CIEP 285 Luiz José Daflon Gomes, de Sapucaia, em área pertencente à Usina Hidrelétrica Simplício, operada pela Eletrobras Furnas.

“O compromisso da Eletrobras com a sustentabilidade do planeta é um dos principais valores da companhia e isso fica ainda mais evidente nesta semana de celebração do Meio Ambiente. Buscamos regularmente desenvolver práticas ambientais positivas com o objetivo de contribuir para a preservação do meio ambiente, bem como com a conscientização e o bem-estar das comunidades que vivem próximas aos nossos empreendimentos”, afirma Marcia de Sena Melo, do time de Sustentabilidade.

As atividades de produção e plantio de mudas contaram com a participação de estudantes e funcionários das unidades escolares e com orientações técnicas de instrutores sobre o ambiente favorável para a sobrevivência do cuitelão.

Mudas como angico, ipê amarelo, garapeira, embaúba, ingá, taiuva, canafistula, faveiro e camboatá, todas de ocorrência da Mata Atlântica, foram preparadas para a fase do plantio na área de vegetação da usina. O projeto “O que realmente importa na paisagem” é um estudo de seleção e manejo de habitat para persistência do cuitelão, e foi selecionado pela empresa via Edital Socioambiental 2021.

A iniciativa da Eletrobras Furnas reforça o compromisso socioambiental das empresas Eletrobras e está em conformidade com a sua política ambiental, bem como aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 15 – vida terrestre e (ODS) 4 – educação de qualidade, pactuado junto à Organização das Nações Unidas (ONU) e ao Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).

Fonte e fotos: Lilian Pinto – CDN Furnas