sábado, outubro 12, 2024
DESTAQUELOCAISNOTÍCIAS

Fiação desordenada é alvo de críticas por toda Além Paraíba

A bagunça nos postes é promovida, principalmente, pelas empresas que oferecem serviços de telecomunicações, em especial internet, para nas residências e pontos comerciais da cidade.

Um problema que qualquer leigo no assunto vislumbra diariamente por toda cidade, e que nenhuma medida para coibir tal prática é efetivada pelas autoridades, tem sido a bagunça generalizada das fiações e cabos que são instalados em postes de energia elétrica pelas empresas de telecomunicações, valendo ressaltar que esses postes pertencem e são de responsabilidade da empresa concessionária no fornecimento de energia elétrica aos consumidores. Ressalta-se ainda que inexiste qualquer medida das autoridades municipais alemparaibanas para a devida adequação às normas técnicas específicas da fiação de cabos dessas empresas de telecomunicações nos postes de energia, onde fios rompidos tomam conta dos postes.

Fios soltos, caídos e desprendidos é a visão mais frequente de quem circula pelas ruas da cidade, seja em qualquer bairro ou localidade do município. Além do excesso de fiação instalada, como dito anteriormente por empresas de telecomunicações que exploram principalmente serviços de internet fornecidos aos usuários em geral, boa parcela está em desuso, sem qualquer regra sobre o afastamento em relação ao solo, com uma frequência assustadoras de cabos pendurados ao alcance dos pedestres quentes. Vale salientar, não é só a poluição visual que chama a atenção, mas também é fato que a irregularidade representa um sério risco à saúde e à integridade das pessoas.

Sobre o assunto, a redação do Portal-Site do Jornal Além Parahyba fez contato com a Gerência de Comunicação da empresa Energisa Minas-Rio que enviou a seguinte nota explicativa sobre o assunto:

“A Energisa zela pela infraestrutura dos postes que pertencem à distribuidora e apoia a organização dos fios, entretanto ressalta que cabe às empresas de telecomunicações manterem seus cabos de acordo com as normas técnicas, em limpeza, organização e retirada de fios em excesso, bem como a correta destinação dos itens removidos.

Cabe à Energisa fiscalizar as empresas de telecomunicações e realizar as notificações legais, encaminhando as situações críticas à ANEEL e ANATEL, que regulamentam essa atividade conjuntamente.

Temos compromisso com a sustentabilidade e nossos clientes, com isso, mesmo não sendo de responsabilidade da Energisa, a Energisa possui uma empreiteira específica para apoio na eliminação dos cabos em desuso: de 2023 a agosto deste ano, a distribuidora removeu, em Minas, mais de 25 mil quilos de cabos sem uso deixados pelas ocupantes dos postes.”

Diante deste relato, resta agora cobrar da municipalidade, bem como a Câmara Municipal já que é nela que estão os ditos fiscais da população, e também ao Ministério Público e Judiciário para uma tomada de medida que acabe de vez com esta bagunça que é vivenciada no dia-a-dia da população alemparaibana.