domingo, fevereiro 16, 2025
DESTAQUEEDITORIALNOTÍCIAS

Jean é o nosso vereador, é o que o povo de Angustura aguarda ansioso…

Por Flávio Senra (*)

Angustura, pacata (foi) localidade sede do único distrito de Além Paraíba, terra natal de minha avó materna, a sempre saudosa vó Olga, consegue novamente, após anos e anos de espera, ter um representante seu na Casa do Povo, a nossa Câmara Municipal.

Reconheço que foi uma casualidade, boa por sinal, e graças a um equívoco cometido pelos responsáveis pela candidatura a prefeito do médico Dr. Rafael Gracioli, que isto veio a acontecer, isto porque, segundo a Legislação Eleitoral parentes em primeiro grau, acho que também em segundo, de quem exerce cargo junto ao Poder Executivo não pode ser candidato a cargo no Poder Legislativo. Daí, mesmo com as justificativas que considero até mesmo plausíveis, a candidata eleita Bethânia Reis de Souza Gracilli, ex-esposa do médico candidato a prefeito e irmã do atual prefeito alemparaibano, Miguel Belmiro de Souza Júnior, o Miguelzinho, deveria ter tido o bom senso de ficar de fora do processo eleitoral, o que não fez por pura teimosia. Resultado: teve seu nome indeferido pelo colegiado do TRE-MG que atendeu pedido do Ministério Público da 7ª Zona Eleitoral de Além Paraíba, o que culmina com o encaminhamento de seu suplente, o jovem angusturense Jean Carlos Meneses Toledo, o Jean de Angustura, para ocupar a vaga que tantos angusturenses sonham de longa data, ou seja, ter um “filho da terra” representando seus interesses.

Jean merece mais que qualquer um ter essa chance de representar a boa terra de seus pais junto a Casa do Povo. Já de bom tempo ele vem cobrando nas redes sociais aquilo que considera ser um direito do povo angusturense, como a conservação de qualidade das estradas que ligam não só a pacata vila até a BR-116 (Marinópolis) ou à BR-393 (Fernando Lobo), mas também todas as propriedades rurais que necessitam de um melhor acesso com condições de escoar sua produção, além de outras necessidades que já de longa data nossas autoridades constituídas, desculpem o termo utilizado, estão cagando e andando em resolver, como um melhor e mais abrangente atendimento médico-odontólogico na unidade de saúde local, um tratamento diferenciado para os produtores rurais locais que vivem a implorar por auxílio através de aração e assistência técnica para o aumento de sua produtividade, o calçamento em toda a sua extensão da estrada que liga a vila até a BR-116 sempre prometida e nunca  cumprida, um apoiamento maior e mais abrangente às inúmeras manifestações artísticas-culturais lá verificadas, entre outras inúmeras situações onde aqueles que são escalados pelo Executivo Municipal para acompanhar esses serviços acham que isto é um favor e não uma obrigação.

Essas cobranças Jean vem promovendo desde muito tempo, antes mesmo de decidir levar o seu nome como um dos candidatos à uma das vagas oferecidas a cada quatro anos para o povo escolher que os representará junto ao Poder Legislativo Municipal. Às vezes duras e incisivas já que muitas vezes o boi somente puxa o arado quando recebe umas boas lapadas no lombo, essas cobranças resultaram em várias ameaças físicas, até mesmo admoestações de cunho moral-familiar ao seu nome, Jean sofreu por parte de alguns falsos líderes locais mais preocupados em lamber as botas das autoridades constituídas, sem contar os “velhos e conhecidos ‘parasitas’ eleitorais” que existem não somente em Angustura mas até mesmo na mais longínqua localidade de nosso país.

Jean topou enfrentar não só as dificuldades sempre existentes nos processos eleitorais de nosso país, como a desigualdade financeira com que os partidos promovem sempre quando da distribuição do famoso Fundo Eleitoral, mas também o que já de longa data criticamos sobre as eleições em Angustura quando uma boa parcela do povo local, infelizmente, prefere oferecer seu voto aos famosos “lambaris de enxurradas” que lá aparecem a cada quatro anos levando falsas promessas nunca cumpridas, ou trocam a única arma que possuem, o voto, por alguns trocados. Infelizmente, não somente isso sempre dificulta eleger um filho da terra para uma das vagas junto a Câmara Municipal, isto porque num universos de cerca de 1,2 mil eleitores sempre surgem quatro até mais candidatos ao cargo dividindo os votos, alguns sem a mínima qualificação possível para o exercício de um mandato ou, até mesmo, com o único e exclusivo propósito de arranjar uma “boquinha” com o seu candidato a prefeito caso este seja o vencedor.

Parabéns Jean pela sua vitória, e que a Madre de Deus de Angustura, padroeira dessa terra que aprendi a gostar e respeitar, ilumine o seu caminho nesses quatro anos que terá pela frente, quiçá outros quatro ou mais se assim fizer por merecer, buscando sempre levar o povo angusturense até um porto seguro.  

Que Papai do Céu o acompanhe nesse árduo caminho a ser percorrido…

(*) Flávio Senra é o editor-chefe do Jornal Além Parahyba desde junho de 1993.