quinta-feira, dezembro 12, 2024
BRASIL E MUNDODESTAQUENOTÍCIAS

Radialista de Governador Valadares (MG) preso pelo 8/1 rompe tornozeleira e chama Moraes de “safado” e “pilantra”

Radialista também mandou o ministro enfiar a tornozeleira no c (*)

Investigado pelo 8 de janeiro, o radialista Roque Saldanha apareceu em um vídeo nas redes sociais exibindo o equipamento de monitoramento eletrônico quebrado. No vídeo, Saldanha diz que rompeu a tornozeleira porque o equipamento estava esquentando muito, com risco de feri-lo caso não fosse retirado. 

Saldanha chegou a ser preso em janeiro de 2023 por suposto envolvimento no protesto que culminou na depredação dos prédios dos Três Poderes, em Brasília, e cumpria medidas cautelares.

O vídeo de Saldanha passou a circular nas redes sociais na terça-feira (26), após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, ordenar nova prisão do radialista por quebra das medidas cautelares. 

No vídeo, Saldanha diz que a tornozeleira estava “cozinhando” a sua perna O radialista ainda mandou o ministro enfiar a tornozeleira no c (*).

“O senhor está sabendo que eu não posso usar isso mais (a tornozeleira), porque minha perna tava toda comida, tem fotos e vídeos protocolados no processo. Estado Democrático de Direito do c* do senhor, da caçapa do seu c*, entendeu. Pega essa tornozeleira e abre seu c* e enfia lá dentro, rapaz. Eu sou homem. Se você quiser conversar só eu e o senhor, (só) nós dois juntos… Você confia muito na (Polícia) Federal. Inclusive, esses delegados têm que tomar vergonha na cara, porque ficam trabalhando em prol de bandido do STF”, disse o radialista no vídeo.

“A diferença é que eu sou homem e você é safado, pilantra, rapaz. Nem em Brasília no 8 de janeiro eu estava, rapaz”, completou.

O radialista foi preso em janeiro de 2023 acusado de incitar “atos violentos e atentatórios ao Estado Democrático” pelas redes sociais.

Saldanha foi solto no fim do mesmo mês sob a condição de cumprir medidas cautelares, como o uso da tornozeleira eletrônica e a proibição de sair do município de Governador Valadares (MG).

Saldanha é natural do município de Carlos Chagas (MG). Em 2022. O radialista foi candidato ao cargo de deputado federal por Minas Gerais, pelo PSC, mas não conseguiu ser eleito.

Moraes determina prisão do radialista

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou à Polícia Federal a prisão imediata do radialista Roque Saldanha. O motivo da prisão é a quebra da tornozeleira eletrônica mostrada em um vídeo, na terça-feira (26/11), enquanto proferia ataques ao magistrado, referindo-se a ele como “vagabundo” e “safado”, além de mandar o ministro enfiá-la no c (*).

Morador de Governador Valadares (MG) e apoiador declarado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Roque Saldanha agora é considerado foragido pela polícia.

No vídeo, ele se auto-intitula membro da “bancada da bala” e mantém o tom agressivo em suas falas contra o ministro, relator dos processos no STF. Saldanha foi alvo da operação Lesa Pátria no ano passado e ficou detido por 10 dias. “O senhor é safado, porque ‘tava’ vendendo sentenças para políticos (em seu apartamento). A diferença é que eu sou homem e você é safado, pilantra, rapaz. Nem em Brasília no 8 de janeiro eu estava, rapaz”, disse ainda o radialista no vídeo.

Crime

De acordo com o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), a conduta de destruir tornozeleira eletrônica utilizada para monitoramento de acusado caracteriza crime de dano simples, e não qualificado, por se tratar de bem de natureza privada pertencente à empresa prestadora de serviço público e ser irrelevante a responsabilidade contratualmente conferida ao ente federado pelos prejuízos decorrentes de aparelhos danificados.

Veja o vídeo acessando o link https://www.metropoles.com/distrito-federal/na-mira/radialista-quebra-tornozeleira-e-xinga-moraes-enfia-no-cu

Fontes: Gazeta do Povo, Correio Braziliense, Portal-Site Metrópoldes e Redes Sociais