terça-feira, janeiro 21, 2025
DESTAQUELOCAISNOTÍCIASREGIÃO

Matrículas para o vestibular 2025 da FEAP com 50% de desconto serão encerradas na sexta-feira (06)

Estão disponibilizadas 360 vagas para 7 cursos.

A direção da Fundação Educacional de Além Paraíba – FEAP informa que as inscrições para o Vestibular 2025 com 50% de descontos serão encerradas na próxima sexta-feira. Vale ressaltar, estão sendo disponibilizadas 360 vagas para sete cursos, e as provas serão on-line (www.feap.edu.br).

As vagas disponíveis são:

Enfermagem – 60

Nutrição – 50

Educação Física – 60

Biologia – 50

Administração – 40

Direito – 60

Engenharia Civil – 40

Maiores informações podem ser obtidas nos seguintes endereços ou telefones:

FACE-ALFOR – Av. Augusto Perácio, nº 50 – São Luiz / Tel: (32) 3462-7030

FAC-SAUDE – Praça Laroca, nº 29 – Vila Laroca / Tel.: (32) 3462-2999

FEAP – Fundação Educacional de Além Paraíba

O legado que José Alves Fortes deixou para o povo de Além Paraíba e região.

Há 51 anos atrás, as terras alemparaibanas vivenciaram um dos maiores acontecimentos da história do município. Liderando um grupo de cidadãos, o professor e advogado José Alves Fortes, popularmente chamado de Zezinho Fortes, com a apoio da emérita educadora professora Nair Fortes Abu-Merhy, obteve a primeira autorização para o funcionamento de cursos de graduação superior no município, criando a Fundação Educacional de Além Paraíba – FEAP, com os seguintes cursos de licenciatura: Letras (Português/Inglês e Português/Francês), Matemática, Pedagogia e Estudos Sociais (Geografia e História).

Foi um início árduo, sem sede própria, utilizando as dependências da então Escola Estadual “Lafayette Côrtes”, hoje escola municipal, para em seguida instalar-se no Colégio dos Santos Anjos, contando com o auxílio da sempre lembrada Irmã Maria Elisa, pagando um aluguel módico através de um convênio que previa a qualificação das freiras daquela organização religioso-educacional, que passaram a deslocar-se de várias partes do país para fazerem seus cursos superiores, valendo ressaltar que, utilizando o firmado no convênio, padres do Mosteiro de São Bento, do Rio de Janeiro, também se beneficiaram e concluíram cursos.

Passados vários anos, os cursos de Licenciatura começaram a ter sua demanda reduzida, o que obrigou a direção da FEAP buscar a implantação de outras áreas do conhecimento. Hábil conhecedor dos trâmites legais para a conquista de tamanho empreendimento, Zezinho Fortes, então Inspetor de Ensino Superior do egrégio Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais, onde amealhou grande prestígio, conseguiu a diversificação de oferta de novos cursos de graduação e pós-graduação, criando assim os cursos de Administração de Empresas, Direito, Engenharia Civil, Fisioterapia, Ciências Biológicas, Enfermagem, Nutrição e Educação Física. Foi um novo “boom” na região de influência da FEAP em Minas e Estado do Rio, com atendimento privilegiado em cerca de 90 municípios, de pequeno e médio porte, canalizando esta demanda para a instituição. E para atender essa nova situação, com o fim do convênio firmado entre a FEAP e o Colégio dos Santos Anjos, os cursos passaram a ser ministrados em dois locais distintos: no tradicional Colégio Além Paraíba e nas dependências do extinto Liceu Ferroviário, este último denominado Campus Vila Laroca.

Com a força desta nova estrutura, a FEAP adquiriu o Campus Zamboni, um patrimônio avaliado em mais de R$ 10 milhões, mais uma área de 23 mil metros quadrados anexa ao Colégio Além Paraíba, adquirida em hasta pública, avaliada em cerca de R$ 6 milhões. Foram criados, ainda, laboratórios atualizados e bibliotecas de grande monta, valendo ressaltar que tem caminhado a passos largos para cursos de excelência, tendo recebido, por inúmeras vezes, conceito institucional 4 do MEC. Vale ressaltar, todo o patrimônio amealhado, em caso de extinção da FEAP, reveste-se para o município alemparaibano.

Levando-se em conta toda essa trajetória, pode-se afirmar que muito desse crescimento se deve ao entusiasmo dos muitos profissionais da Educação que passaram pela instituição, bem como seus funcionários e os cerca de 10 mil alunos integrados no mercado de trabalho brasileiro e até do exterior.

Atualmente contando com cerca de 100/120 colaboradores, aí incluídos dezenas de educadores, a FEAP é uma realidade que engrandece o nome do município alemparaibano. São vários cursos no âmbito licenciatura e graduação, diversos em pós-graduação, como enfatizado anteriormente atendendo uma região que agrega algo em torno de 40 municípios, tendo por missão formar profissionais cidadãos competentes e éticos, capazes de estender na comunidade em que vivem o conhecimento técnico científico, cultural, educacional e social, intervindo na sociedade e fortalecendo os ideais de liberdade e democracia.

São 51 anos de existência, criado pelas mãos de um visionário, o saudoso José Alves Fortes, popularmente tratado pela população alemparaibana por Zezinho, que fez um sonho alemparaibano se tornar realidade.

OBRIGADO ZEZINHO FORTES PELO LEGADO QUE DEIXASTE PARA ALÉM PARAÍBA E REGIÃO!…