Profissional da imprensa alemparaibana é homenageado pela Igreja Católica Romana
Medalha “Pró Ecclesia et Pontífice” foi concedida a Dauro Garcia Machado pelo Papa Francisco atendendo pedido do Bispo de Leopoldina, Dom Edson José Oriolo dos Santos.
O editor do jornal alemparaibano A Gazeta, Dauro Garcia Machado, foi homenageado, em 05 de dezembro, com a outorga da Medalha Pró Ecclesia et Pontífice, concedida por S.S. Papa Francisco a pedido do Bispo da Diocese de Leopoldina, Dom Edson José Oriolo dos Santos. A entrega da homenagem aconteceu na semana passada, dia 05 de dezembro, das mãos do Bispo Diocesano, em seu gabinete, na cidade de Leopoldina.
Acompanhando Dauro Machado na cerimônia de entrega da honraria estavam Bernadete Machado, irmã do profissional da imprensa alemparaibana, suas amigas Adriana Paradela, diretor do Jornal A Gazeta, e a professora Maria Heliana Rosante Salles, além do Pe. Maycon Zeni Gonçalves, Chanceler do Bispado da Diocese de Leopoldina
Vale ressaltar, a importância da Medalha Pró Ecclesia et Pontífice é de grande monta, e tal honraria somente é concedida pelo Papa como Chefe da Igreja e Soberano da Cidade-Estado do Vaticano.
Sobre a homenagem recebida, Dauro Machado enfatizou: “Recebi a honraria com humildade e gratidão. Diante disso, só tenho a agradecer e reafirmar que a condecoração só aumenta a minha responsabilidade como membro da Igreja Católica”. O profissional da imprensa alemparaibana também fez um agradecimento especial ao bispo Dom Edson Oriolo, a quem qualificou como um dos mais relevantes pensadores da Igreja Católica Romana da atualidade. “Ter recebido essa medalha concedida pelo Santo Padre, através de um pedido feito por Dom Edson Orilo, um líder religioso cuja vida é um exemplo edificante, torna a homenagem a mim prestada ainda mais inesquecível”, enfatizou.
Medalha Pró Ecclesia et Pontífice
A Medalha Pró Ecclesia et Pontífice, que traduzida do latim significa Pela Igreja e Papa, é uma ordem honorífica da Igreja Católica Romana, também conhecida como Cruz de Honra.
Foi criada pelo Papa Leão XIII, em 17 de julho de 1888, para comemorar o seu Jubileu de Ouro, e foi dada aqueles que ajudaram a promover o Jubileu e que, de outras formas, ajudaram no sucesso daquele acontecimento. Posteriormente, e até os dias atuais, a Pró Ecclesia et Pontífice é dada a clérigos e leigos que tenham prestado serviços de relevância à Igreja Católica Romana.
É considerada como a medalha de mais elevado valor que pode ser concedida pelo Papa a uma pessoa leiga.