Temporal, com indícios de uma tromba d’água, traz destruição e caos aos municípios de Além Paraíba e Santo Antônio do Aventureiro
O temporal que caiu na madrugada deste domingo (22) por toda região, em especial atingindo Além Paraíba e o município de Santo Antônio do Aventureiro, trouxe destruição e desespero para a população em geral.
Em Além Paraíba, o volume das chuvas elevou as águas do Rio Limoeiro, sem contar que grande parte das ruas da cidade ficaram alagadas já que de longa data o dever de casa da Secretaria Municipal de obras e Serviços Públicos, no caso específico a limpeza e a desobstrução dos bueiros e das redes de águas pluviais não é realizada faz longo tempo.
Casas e quintais firam invadidos pelas águas, quedas de árvores e barreiras obstruindo o acesso às residências e estabelecimentos comerciais, o pavor tomando conta de moradores que perdiam seus objetos pessoais foi a tônica principal do caos que tomou conta de todos.
A localidade de Marinópolis, cortada pelo Rio Angu, teve inúmeras residências invadidas pelas águas, algumas sofrendo danos incalculáveis para os moradores que perderam móveis e utensílios domésticos. O Auto Posto Faisão, localizado próximo da localidade de São João, à margem da BR-116, teve seu gigantesco pátio literalmente alagado.
Sobre as estradas vicinais que cortam o município alemparaibano, a que liga a BR-116 à sede do distrito de Angustura como um milagre sobreviveu e opera normalmente. Sobre as demais, como a que liga a sede do município ao povoado de Aterrado, praticamente inexistem informações sobre como estão. Inexistem também informações sobre as providências que a municipalidade tomou diante dos problemas causados pelo temporal, certamente mais preocupado em abandonar o mais rápido possível o barco que deixa afundar, deixando para o próximo prefeito que o sucederá um gigantesco abacaxi para este descascar.
Em Santo Antônio do Aventureiro…
O município de Santo Antônio do Aventureiro foi certamente o mais atingido pela força do temporal que caiu na região na madrugada deste domingo (22). Para os moradores, em especial os que residem no distrito de São Domingos, o fenômeno em verdade teria sido uma tromba d’água que caiu nas cabeceiras dos rios Angu e Limoeiro, valendo ressaltar que o primeiro foi o grande responsável pelos danos causados na sede do município e no distrito são-dominguense.
Ainda de madrugada, o prefeito Amaury de Sá Ferreira, alertado por vários telefonemas acionou todo o seu secretariado para dar início a uma ampla operação para oferecer ajuda aos mais necessitados, bem como promover um amplo levantamento por todo o município sobre os danos causados pelo temporal. Na sede do município e em São Domingos, onde ponte de acesso ao distrito à BR-116 sofreu danos acentuados, várias residências foram alagadas, com seus moradores perdendo móveis, utensílios e roupas. Vários moradores, apoiando um chamamento do prefeito, iniciaram campanhas para abrigar e minimizar aqueles que perderam seus bens. Também a Polícia Militar existente no município foi acionada pelo prefeito no sentido de apoiar as ações da municipalidade.
Ainda na manhã deste domingo, já com parte das informações da tragédia levantadas, o prefeito aventureirense, comandando de frente as ações que estão sendo tomadas para atender a população em geral, enviou um comunicado à sua assessoria jurídica no sentido que fosse elaborado um Decreto de Urgência e Calamidade Público no sentido de buscar auxílio junto aos governos estadual e federal para aliviar os danos causados pela força das águas do temporal. Ainda hoje, tão logo estejam concluídos o decreto e o levantamento dos danos, este será divulgado através da imprensa (Jornal Além Parahyba).
“Nossa prioridade inicial é oferecer ao povo aventureirense todo o apoio que ele venha necessitar. Todos os nossos colaboradores serventuários da municipalidade estão trabalhando em ritmo de urgência e emergência, buscando assim aliviar a perda e o sofrimento que nossa gente sofre no momento. O que for possível, bem como o impossível, iremos fazer para atender nossos irmãos aventureirenses”, enfatizou o prefeito Amaury de Sá Ferreira que desde as primeiras horas da madrugada acompanha de perto os desdobramentos das ações e necessidades para dar a devida assistência à população aventureirense.
Imagens e vídeos abaixo mostram a tragédia que tomou conta de Além Paraíba e Santo Antônio do Aventureiro…
Texto: Flávio Senra / Imagens e vídeos: Rede Social (Reprodução)