domingo, abril 20, 2025
NOTÍCIAS

Teófilo Otoni: ao menos 38 pessoas morrem em grave acidente na BR-116 após ônibus bater e pegar fogo

Colisão envolveu coletivo, carreta e carro. Suspeita é que bloco de granito tenha caído do veículo de carga, provocando a batida

grave acidente entre ônibus, carreta e um veículo de passeio, na BR-116, em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, matou ao menos 38 pessoas, conforme balanço do Corpo de Bombeiros divulgado ao fim do trabalho de remoção das vítimas, na tarde deste sábado (21 de dezembro). Segundo a corporação, 37 óbitos foram confirmados no local da tragédia, mas outra pessoa que estava entre os 13 resgatados com vida não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho do hospital.

A colisão entre os veículos aconteceu durante a madrugada deste sábado, na altura do km 286, próximo ao distrito de Lajinha. Inicialmente, conforme informado pelos bombeiros, acreditava-se que a batida havia ocorrido após um dos pneus do ônibus ter estourado, o que teria feito com que o motorista perdesse o controle e colidisse com a carreta. No entanto, uma nova versão aponta que um bloco de granito teria caído da carreta e atingido o ônibus.

“Somente a perícia da Polícia Civil poderá confirmar a versão verdadeira”, esclareceu o Corpo de Bombeiros.

Ônibus pega fogo

O ônibus, que partiu de São Paulo com direção à Bahia e transportava aproximadamente 45 passageiros, pegou fogo após a colisão. Algumas pessoas conseguiram deixar o coletivo com vida e foram encaminhadas para atendimento médico nas proximidades, mas uma delas morreu antes de chegar ao hospital. Um veículo de passeio, que vinha atrás, também se envolveu no acidente. Os três ocupantes foram resgatados.

Os bombeiros foram acionados por volta das 4h, conseguiram controlar as chamas e, em seguida, retiraram os corpos, que estavam carbonizados e presos às ferragens. Um guincho auxiliou para destombar o ônibus e acessar o fundo do veículo.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Polícia Militar (PM) auxiliaram no atendimento da ocorrência. O tráfego foi liberado após mais de dez horas de interdição.

Zema se manifesta

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), afirmou que o governo está totalmente mobilizado para prestar atendimento e suporte às vítimas do grave acidente.

“Nossas Forças de Segurança estão trabalhando sem interrupção desde a madrugada e ao longo desta manhã para atender com agilidade à ocorrência. Imediatamente, coloquei as aeronaves do Gabinete Militar do Governador à disposição para deslocar as equipes de Trabalho e Apoio, reforçando o atendimento em Teófilo Otoni”, afirmou Zema em postagem nas redes sociais.

Zema também se solidarizou com os familiares e amigos das vítimas. “Estamos trabalhando para que as famílias das vítimas sejam acolhidas e enfrentem da maneira mais humanizada possível essa tragédia, especialmente às vésperas do Natal, uma data tão significativa para todos”, concluiu.

Protocolo de emergência

A Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig) ativou um protocolo especial para atender as vítimas do acidente. Segundo nota divulgada pelo governo de Minas, foi acionado o plano de atendimento a múltiplas vítimas no Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, para onde os feridos serão encaminhados. 

Conforme o comunicado, a unidade de pronto-atendimento já reservou vagas no Centro de Terapia Intensiva (CTI) e no bloco cirúrgico do hospital. Ainda segundo o governo, os feridos em estado grave serão transportados para o hospital com auxílio das aeronaves do gabinete militar do governador. 

Auxílio do governo de São Paulo

O governo de São Paulo afirmou que a Secretaria de Segurança Pública do Estado está em contato com o governo de Minas Gerais para auxílio na identificação das vítimas do acidente que matou mais de 35 pessoas na BR-116, em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, neste sábado (21 de dezembro). Agentes da Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC) e do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD) poderão auxiliar nos trabalhos.

A lista com os nomes das pessoas envolvidas no acidente foi compartilhada com o Departamento de Inteligência da Polícia Civil de São Paulo, o que vai contribuir com as investigações.

No X (antigo Twitter), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), lamentou o acidente e destacou o auxílio prestado.

“Meus sinceros sentimentos aos amigos e familiares das vítimas do gravíssimo acidente entre um ônibus que havia partido de São Paulo em direção a Bahia, e uma carreta na BR-116, no município mineiro de Teófilo Otoni. O @governosp disponibiliou equipes da Polícia Técnico-Científica e do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt de São Paulo, que já estão a caminho de Minas Gerais para auxiliar as autoridades mineiras no trabalho de reconhecimento”, postou.

Motorista fugiu

O motorista da carreta envolvido no acidente que matou 38 pessoas na BR-116, na altura do distrito de Lajinha, em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, neste sábado (21 de dezembro), fugiu do local. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais nesta tarde.

Radar retirado

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit)  responsável pela administração do trecho da BR-116 – admitiu ter retirado um radar que limitava a velocidade na altura do KM 285, onde ocorreu a batida, em Teófil Otoni, no Vale do Mucuri.  

Vídeo

Veja vídeo do momento do acidente

Fonte: O tempo e CNN