domingo, março 23, 2025
DESTAQUENOTÍCIASREGIÃO

Entre-Rios Jornal: Nove décadas de um passado histórico

Na semana passada, dia 17 de janeiro, o tradicional e co-irmão Entre-Rios Jornal celebrou uma data histórica: seus 90 anos de fundação. Desde sua criação, o jornal tem sido uma importante fonte de informação, cultura e história para Três Rios e região, acompanhando o desenvolvimento local e refletindo as mudanças sociais e econômicas ao longo de nove décadas desde a sua primeira edição, numa quinta-feira, 17 de janeiro de 1935.

Fundado em um contexto desafiador, o Entre-Rios Jornal se destacou pela qualidade de sua cobertura jornalística e pela responsabilidade com a verdade, sempre buscando ser a voz da comunidade, como o fez nos movimentos emancipacionistas no então distrito de Entre-Rios, até a emancipação político-administrativa, em 1938.

Ao longo desses 90 anos, atravessou diferentes fases do país, incluindo períodos de grandes transformações políticas e sociais, entre altos e baixos, mas manteve sua missão de informar com seriedade e compromisso.

Hoje, o Entre-Rios é mais do que um veículo de comunicação; é um símbolo da história de Três Rios e uma referência para as novas gerações de leitores no moderno mundo da internet e da inteligência artificial. Com um olhar atento ao presente, mas respeitando suas raízes, o jornal se adapta aos novos tempos, mantendo a credibilidade e o vínculo com seu público.

Em memória de nomes importantes da imprensa regional, aquele veículo de comunicação reportou ao que representam os fundadores: Waldemar Fahndrich (1890 -1979), Antônio Rodrigues Coutinho Júnior(1912 -1982) – os seus redatores – e Alberto Gomes Fahndrich (1917 -1982), filho de Waldemar, o seu gerente; também na fundação, ao grande apoiador Izaltino Antônio da Silveira (1877 -1962), junto ao seu filho João Pedro da Silveira (1908 -1980). Sem esquecer do saudoso empresário Jorge Thomé e seu filho Laer Simião Thomé (o Tininho) – diretores do Jornal Além Parahyba na década de 1960, parte de 1970, que nas décadas de 1980 e 1990, reafirmaram o compromisso em manter o Entre-Rios Jornal com toda a sua tradição, até a chegada, no início deste século, do saudoso José Rubem Pontes de Souza (o Rubinho), outro apaixonado pelo jornal e pelo que ele representa para a região, como um importante veículo de imprensa de grande tradição e acervo intelectual de nomes importantes do jornalismo trirriense.

Atualmente, o diretor-presidente José Romildo Pontes de Souza, mesmo diante de todas as dificuldades e crescentes desafios, roda essa engrenagem que não pode parar diante de um passado tão honroso na imprensa interiorana fluminense.

Enfim, chegando aos 90 anos com a certeza de que o centenário os espera para celebração de um século de novas histórias que ainda serão estampadas em suas páginas impressas e virtuais.

Parabéns ao Entre-Rios Jornal pelas nove décadas de muitas batalhas, primando sempre pela verdade e a integração do município entrerriense e região, são os votos da direção do Jornal Além Parahyba.

Texto compilado do Entre-Rios Jornal