sexta-feira, março 21, 2025
DESTAQUELOCAISNOTÍCIAS

José Heitor da Silva terá suas obras divulgadas em novo filme-documentário

Filme-documentário será dirigido por Osires Larkin Nascimento, filho de Abdias Nascimento, grande amigo e divulgador das obras do escultor alemparaibano.

O renomado escultor alemparaibano José Heitor da Silva recebeu, no último sábado, dia 04 de janeiro, parte de uma equipe da produção de um novo documentário que versará sobre sua grandiosa obra.

O encontro aconteceu na residência do escultor, no bairro Vila Laroca, e contou com a presença de Osiris Larkin Nascimento, diretor do filme-documentário também filho do saudoso Abdias Nascimento, amigo e grande divulgador das obras de José Heitor. Também presentes ao encontro estavam: Elisa Larkin Nascimento, viúva de Abdias Nascimento, a diretora de produção Marina Trindade, o cantor-compositor Rafike Madu e Carlos Moura.

Fonte: Carlos Moura

Abdias Nascimento e José Heitor

Referência de superação e luta das questões sociais ligadas não só às políticas públicas para a comunidade negra, como também à elevação da auto-estima dos descendentes afros em toda a América, o ex-deputado federal, ex-secretário de Estado do Rio de Janeiro e ex-senador Abdias Nascimento foi um grande amigo e divulgador das obras esculpidas em madeira pelo alemparaibano José Heitor da Silva, certamente um dos mais importantes nomes da arte e cultura de Além Paraíba.

Por inúmeras vezes, uma delas registrada pelo Jornal Além Parahyba, ocorreu em 12 de julho de 2009, ocasião em que visitou e foi recebido na residência do artista alemparaibano, onde mostrou o quanto enxergava a importância dos trabalhos de José Heitor num contexto nacional.

A visita mencionada, que teve o seu registro mencionado na edição nº 538 do semanário que circulou em 15/07/2009, Abdias Nascimento, acompanhado de sua esposa Elisa Larkin, atendeu uma solicitação da produção do filme-documentário “Abdias, um brasileiro do mundo”, produzido pela cineasta Ainda Marques, para uma sequência de tomadas que foram realizadas pela equipe da cineasta na residência do escultor. Também presente na visita estava o renomado artista plástico norte-americano Leroi Callweell Johnson, que na oportunidade visitou a Fazenda Lordello, do saudoso alemparaibano Marco França, onde também foram realizadas várias tomadas para serem utilizadas no filme-documentário.