Médico reconhecido na região morre por suspeita de dengue hemorrágica
Edmilson Ornellas atuava na região de Cordeiro, município fluminense onde foi Secretário Municipal de Saúde.

A região no entorno do município de Cordeiro está de luto pela morte do médico Edmilson Ornellas (foto), profissional exemplar, admirado e reconhecido por todos. Edmilson era cirurgião especializado bucomaxilofacial e também atuava em gestão hospitalar, auditoria, controle, avaliação e regulação de vagas. Trabalhou em São Sebastião do Alto, Cantagalo e Cordeiro, onde foi titular da Pasta de Saúde e atualmente era o responsável pelo setor de regulação.
Ornellas lutava para que todos pudessem conseguir vagas no melhores hospitais do Estado de Rio de Janeiro e compartilhava suas conquistas em seu perfil nas redes sociais: “Lutando por oportunidades iguais a quem as doenças deram caminhos diferentes”, diz algumas das publicações feitas por ele.
O médico também tinha orgulho de fazer parte da equipe do renascimento do Hospital Municipal de Cordeiro: “Orgulho por fazer parte da equipe e do renascimento do Hospital Municipal de Cordeiro. Parabéns a todos que trabalham duro diariamente para amenizar as dores humanas”, postou dele.
Ornellas teve dengue hemorrágica, mas também há suspeita de que ele tenha contraído histoplasmose, doença respiratória provocada por fungos que estão presentes em fezes de morcego. A doença teria afetado os dois pulmões. Os fungos contaminam o solo e, quando secam, liberam partículas aspiradas pelas pessoas. A suspeita é de que ele tenha contraído a doença ao limpar uma área em seu sítio. A contaminação será confirmada ou descartada por exames.
Ornellas foi levado para o Hospital Regional Dra. Zilda Arns Neumann, em Volta Redonda, mas não resistiu. Nas redes sociais, amigos, familiares, pacientes e moradores da região cordeirense lamentaram a morte de Dr. Edmilson Ornellas.
Fonte e foto: Portal-Site SFn