quinta-feira, abril 17, 2025
DESTAQUENOTÍCIASREGIÃO

Energisa evita desligamentos para mais de nove mil clientes

A distribuidora envia comunicados aos clientes pelo menos 72 horas antes do desligamento programado.

Imagine uma cena: é uma segunda-feira, dia de faxina. Você liga a máquina de lavar e o aspirador e percebe que está sem energia. Isso pode ser bem frustrante, mas você sabia que dá para evitar? Mantendo seu cadastro atualizado, você receberá os avisos de desligamento da Energisa Minas Rio pelo menos 72 horas antes, podendo ser planejado com antecedência.

Para voltar aos desligamentos programados mais eficientes e rápidos, em 2024, a Energisa Minas Rio investiu em recursos como linha viva, mega-jumpers e geradores para diminuir o número de clientes afetados por essas ocorrências. Com isso, aproximadamente 9.500 clientes da distribuidora foram poupados de ficar sem energia, o que equivale a uma média de 147 consumidores por desligamento. Quando for necessário realizar manutenção na rede elétrica, nem sempre é possível fazê-la sem interrupção ou fornecida de energia. Nesse caso, por segurança, realize o desligamento programado. A boa notícia é que, por ser programado, o cliente pode ser planejado com antecedência.

A Energisa Minas Rio também investe na redução de desligamentos acidentais. Para minimizar os impactos na vida dos clientes causados por essas ocorrências, a distribuidora utiliza recursos como equipamentos religadores e chaves automatizadas, que servem para manobrar a rede e isolar o defeito de forma ágil. Além disso, a implementação de automação de loop permite manobras automáticas sem intervenção do operador. Sensores de falha na rede orientam a equipe em campo, direcionando-a para isolar o defeito ou mais rapidamente.

Na localização de defeitos e execução ágil da manutenção emergencial, a empresa utiliza drones para identificar cabos partidos e outras ocorrências. Esse recurso acelera o processo de localização do defeito, agilizando o restabelecimento da energia.

A capacitação das equipes para intervenção em linha energizada também foi ampliada. Com isso, o tempo médio de interrupção em 2024 foi limitado para menos de oito horas, ou seja, 23% abaixo do limite regulatório estabelecido pela Aneel.

Atualize seus dados sem sair de casa!

Manter o cadastro atualizado com a Energisa é fundamental para receber avisos antecipados sobre esses desligamentos. Assim, é possível planejar suas atividades de acordo com os dados da interrupção. A atualização cadastral é simples, rápida e pode ser feita online. Basta ter seus documentos pessoais em mãos e escolher um dos canais de atendimento:

📱 Energisa On: Aplicativo para celular

🌐 Site: www.energisa.com.br

💬 Gisa: https://gisa.energisa.com.br/

📞 Central de Atendimento: 0800 032 0196

Fonte e imagem: Gerência de Comunicação Energisa Minas-Rio