sábado, abril 26, 2025
DESTAQUELOCAISNOTÍCIAS

Projeto “Além das Telas” promoveu sessão de contrapartida do projeto em Angustura

No último dia 28 de março de 2025, o Ponto de Cultura Estação Digital, vinculado ao Museu de História e Ciências Naturais de Além Paraíba, realizou uma sessão de cinema inclusiva como contrapartida do projeto “Além das Telas”. A contrapartida foi realizada em razão dos recursos recebidos da Lei Paulo Gustavo a partir de um edital da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais. A iniciativa, voltada para o público autista e suas famílias, exibiu um filme da Turma da Mônica, proporcionando um ambiente adaptado e acolhedor.

A sessão escolheu Angustura para a contrapartida, e aproveitou as comemorações dos 184 anos do distrito para realizar a sessão, levando não apenas o cinema, mas o acesso à cultura para o único distrito da cidade de Além Paraíba.

“É sempre um prazer muito grande trazer o cinema para o distrito de Angustura, que no passado já contou com uma sala de cinema”, ressaltou o professor André Borges.

O projeto “Além das Telas” tem como objetivo principal oferecer sessões de cinema adaptadas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). As exibições contam com ajustes no volume do som, iluminação suave e liberdade de movimentação, criando um espaço confortável para todos os presentes.

A escolha do filme da Turma da Mônica Lições visa conectar o público com personagens familiares e histórias cativantes, facilitando a experiência cinematográfica. Sem contar que foi um filme produzido em Minas Gerais, ou seja, a sessão ainda teve o cuidado de trazer um filme intimamente ligado a nossa região, com legendas e acessibilidade em Libras. Além disso, a sessão serviu como uma contrapartida cultural, da entidade proponente ao projeto Além das Telas, ampliando o alcance do projeto e integrando mais pessoas à iniciativa.

A sessão ocorreu no prédio do antigo conselho distrital, no dia 28 de março de 2025, às 19:00 horas, com mais de 50 espectadores, desde crianças, adolescentes e seus responsáveis.

O Ponto de Cultura Estação Digital, reconhecido por suas ações de inclusão e acessibilidade, continua a desenvolver atividades que promovem a cultura e o bem-estar da comunidade. O sucesso da sessão reforça a importância de iniciativas que valorizam a diversidade e garantem o acesso à cultura para todos.

O projeto “Além das Telas” encerrou oficialmente suas sessões no dia 29 de março de 2025, chegando ao fim 12 meses de sessões inclusivas. O Museu de História e Ciências Naturais está aguardando o resultado dos editais da PNAB da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais, onde foi inscrita a continuidade das sessões. Durante os próximos 60 dias, a equipe do Ponto de Cultura Estação Digital está se mobilizando para manter as sessões gratuitas que ocorrem todo sábado às 16:00 hs. e a cada 15 dias às 20:00 hs. com acessibilidade e o filme legendado em Libras.

Fonte de fotos: MHCN