quinta-feira, abril 17, 2025
DESTAQUENOTÍCIASREGIÃO

Santo Antônio do Aventureiro marca presença no 7º Encontro de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais

Evento estadual reúne representantes de todas as regiões em diálogo sobre cultura, identidade e desenvolvimento regional.

Com a vontade de fazer a diferença, o município de Santo Antônio do Aventureiro participou ativamente do 7º Encontro de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais, realizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG).

O evento, que reuniu representantes de diversos cantos do estado e foi realizado entre os dias 26 e 28 de março, foi palco para trocas de experiências, construção de parcerias e fortalecimento de políticas públicas que valorizam a identidade mineira.

Representando o município, a equipe de Santo Antônio do Aventureiro, representada pelo titular da Pasta Municipal de Esporte, Turismo e Lazer, Vagner Adão Ferreira, e de André Martins Borges, levou na bagagem não só ideias e projetos, mas também as riquezas culturais e o potencial turístico de uma cidade que respira história, natureza e tradição. “Estar presente em um evento como esse é essencial para que o nosso município não seja apenas lembrado, mas também se insira de forma ativa nas discussões sobre o futuro da cultura e do turismo em Minas”, destacou Vagner.

O encontro, que já está em sua sétima edição, é um espaço estratégico de diálogo entre gestores, técnicos e agentes culturais. Além de promover o intercâmbio entre os municípios, ele também fortalece a implementação de políticas culturais descentralizadas e a valorização das singularidades de cada região.

Durante os dias de programação foram abordados temas como preservação do patrimônio, fomento cultural, turismo sustentável e mecanismos de financiamento, entre outros assuntos fundamentais para a consolidação de políticas públicas eficazes e inclusivas.

A participação de Santo Antônio do Aventureiro reafirma o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento cultural e turístico como instrumentos de transformação social, geração de renda e promoção da cidadania.

“É por meio desses espaços coletivos que conseguimos enxergar que a cultura e o turismo não são gastos, mas sim investimentos. É com cultura viva e turismo consciente que a gente desenvolve nossas comunidades de forma justa e duradoura”, completou o representante aventureirense.

“Voltamos para casa com novas ideias, contatos e caminhos possíveis — mas acima de tudo, com o sentimento de ter cumprido com o nosso dever e a certeza de que, mesmo sendo um pequeno município, Santo Antônio do Aventureiro tem muito a contribuir para o cenário cultural e turístico de Minas Gerais”, ressaltou o professor André Martins Borges, colaborador na municipalidade aventureirense na captação de recursos junto ao ICMS para as áreas de Cultura, Turismo, Lazer e esportes.

Fonte: Ascom PMSAA