Secretaria de Saúde confirma 7 casos de Oropouche em Cataguases
Todos os pacientes passam bem e fazem o tratamento em casa.

A Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases, divulgou uma nota nas redes sociais, na quarta-feira, 2 de abril, em que confirma a ocorrência dos primeiros casos de Oropouche na cidade. De acordo com aquela Pasta, sete pessoas testaram positivo para a doença no município, conforme laudo expedido pelo laboratório referência em Minas Gerais, a FUNED – Fundação Ezequiel Dias.
Sobre os pacientes diagnosticados com a doença, a Secretaria informou que eles passam bem, não foram internados e seguem fazendo o tratamento em casa. Ainda na mesma nota, reforçou a importância das medidas de eliminação dos criadouros de mosquitos que transmitem a Dengue, Zika, Chikungunya e Oropouche. Até fevereiro o Brasil havia registrado 5.514 casos da doença, com o Ministério da Saúde monitorando este cenário.
A febre Oropouche é uma doença viral transmitida pelo mosquito Culicoides paraensis, também conhecido como Maruim que pica as pessoas transmitindo o vírus. É uma arbovirose, assim como a dengue e a chikungunya. Os principais sintomas do Oropouche são febre de início súbito; dor de cabeça prolongada, dor muscular e/ou nas articulações. Também pode ocorrer: Tontura, dor atrás dos olhos e intensa, fotofobia e náuseas e Vômitos. Em caso de presença de qualquer um desses sintomas, a Secretaria Municipal de Saúde orienta o paciente a procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima.
Para evitar o contágio a Secretaria Municipal de Saúde recomenda usar repelentes de insetos com DEET nas áreas expostas da pele; usar roupas que cubram a maior parte do corpo; utilizar mosquiteiros de malha fina em portas e janelas; manter a casa limpa, removendo possíveis criadouros de mosquitos; recolher folhas e frutos que caem no solo, e limpar terrenos e locais de criação de animais.
Fonte: Portal-Site Marcelo Lopes / Foto: Conselho Federal de Farmácia – Divulgação