segunda-feira, novembro 17, 2025
DESTAQUELOCAISNOTÍCIAS

Livro sobre o filme A Noiva da Cidade será lançado nos próximos dias

De autoria do alemparaibano André Martins Borges, diretor do MHCN, obra conta com recursos da Lei Paulo Gustavo através do Governo de MG.

Elke Maravilha e Jorge Gomes numa cena do filme “A Noiva da Cidade”. (Foto: Reprodução – Arquivo)

Nos próximos dias, o historiador mineiro André Martins Borges, também diretor do Museu de História e Ciências Naturais – MHCN, lançará uma obra inédita dedicada ao resgate da história do filme “A Noiva da Cidade” (1978), dirigido por Alex Viany. O projeto, realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG) por meio do Governo de Minas Gerais, marca um importante passo para a preservação da memória audiovisual brasileira.

Escrito de forma colaborativa, o livro é fruto de anos de pesquisa e da contribuição de inúmeros parceiros envolvidos em iniciativas de preservação de memória. A produção contou com o apoio de pesquisadores, jornalistas, gestores culturais e veículos de comunicação de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, todos comprometidos em manter viva a trajetória da obra cinematográfica.

Formatos inovadores

A publicação do livro chegará ao público em dois formatos:

·         Livro digital (e-book): com acesso gratuito e amplo;

·         Audiolivro: ampliando a acessibilidade e permitindo que pessoas com deficiência visual e demais interessados tenham contato com o conteúdo por meio da escuta.

Patrimônio e memória

 “A Noiva da Cidade” foi rodado na cidade de Volta Grande, terra natal do cineasta Humberto Mauro,  com cenas também realizadas no distrito alemparaibano de Angustura. O filme, dirigido por Alex Viany, serviu também como uma homenagem do diretor ao lendário Humberto Mauro – pioneiro do cinema brasileiro, e seu elenco contava com Elke Maravilha, Jorge Gomes, Paulo Porto, Grande Otelo, Betina Viany, Léa Garcia, Zé Rodrix, Wilson Grey, Carlos Imperial, Nelson Dantas e outros importantes nomes da Sétima Arte Brasileira.

 “A Noiva da Cidade é mais do que um filme: é memória, identidade e cultura. Registrá-lo em livro é preservar um patrimônio coletivo e inspirar novas gerações”, afirma André Martins Borges.

O lançamento oficial será divulgado em breve, com distribuição gratuita em plataformas digitais e atividades especiais em escolas, cineclubes, universidades e instituições culturais.

Com essa obra, Minas Gerais reafirma seu compromisso com a preservação da memória cinematográfica, conectando passado, presente e futuro por meio da cultura.

Fonte: MHCN / Imagem: Reprodução – Arquivo