sábado, abril 18, 2026
DESTAQUENOTÍCIASREGIÃO

Dezenove pessoas são presas em operação contra facções na região da Zona da Mata Mineira

Eles são suspeitos de integrarem o Comando Vermelho e de vários crimes.

Dezenove pessoas foram presas durante uma operação realizada na manhã de opntem, terça-feira, 21 de outubro, para conter o avanço de facções ligadas ao Comando Vermelho na Zona da Mata mineira.

Ao todo, foram cumpridos 32 mandados de busca e apreensão, 19 mandados de prisão temporária, 5 mandados de internação de menores e dois mandados de indisponibilidade de bens imóveis em Visconde do Rio Branco, Juiz de Fora, Ubá, Viçosa, Rodeiro e Rio de Janeiro.

Segundo o Ministério Público, os investigados têm envolvimento com tráfico de drogas, recrutamento de menores, confrontos armados, ameaças a policiais e homicídios, incluindo casos de ‘justiçamentos’ — execuções impostas internamente pela própria organização.

Batizada de “Hércules X”, a operação foi realizada de forma integrada pelo 21º Batalhão da Polícia Militar, Ministério Público de Minas Gerais e Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

Para dar suporte às equipes em campo, foram mobilizados helicóptero, cães e drones. Cerca de 100 agentes das forças de segurança participaram da operação.

Materiais apreendidos durante a operação:

·         17 celulares;

·         1 computador;

·         1 tablete de maconha;

·         1 balança de precisão;

·         1 câmera de monitoramento;

·         Munições;

·         R$ 8.709;

·         Microtubos para embalo de drogas;

·         11 motos e 4 carros;

·         2 imóveis interditados;

·         1 coldre e 1 porta-carregador;

·         3 pássaros silvestres mantidos em cativeiro.

Facção vinha expandindo ações violentas na região

Segundo as investigações, o grupo vinha crescendo em Visconde do Rio Branco e expandindo a atuação para bairros e municípios vizinhos.

Além de movimentar o tráfico de drogas, a organização é suspeita de recrutar adolescentes como soldados do crime, colocando em risco a vida de menores e a segurança da comunidade.

A Polícia Militar informou que alguns integrantes também são investigados por envolvimento direto em homicídios e execuções sumárias, geralmente motivadas por disputas internas ou ‘quebra de conduta’ dentro da facção.

Fonte: g1 Zona da Mata e MPMG | Foto: MPMG