sábado, abril 18, 2026
NOTÍCIAS

Nove pessoas são presas em Rio Pomba por ligação com o Comando Vermelho

Operação “Hércules XI” foi realizada pelo Ministério Público e Polícia Militar.

Nove pessoas foram presas na terça-feira, 4 de outubro, durante a operação ‘Hércules XI’, realizada pelo Ministério Público de Minas Gerais e Polícia Militar, em Rio Pomba, cidade distante 139 quilômetros de Além Paraíba.

A suspeita é de que os detidos tenham relação com o tráfico de drogas na cidade e com a organização criminosa Comando Vermelho. Celulares, drogas, dinheiro, câmeras de segurança e equipamentos para refino de cocaína foram apreendidos pelos agentes.

Conforme o MP, a operação foi realizada após informações coletadas pelas polícias Civil e Militar depois de denúncias de moradores. De acordo com as investigações, o grupo teria organizado um esquema criminoso ‘com características de organização estruturada, duradoura e articulada’.

Os integrantes dividiam tarefas entre si, tinham o controle territorial de bairros inteiros e mantinham vigilância constante da atuação das forças de segurança.

Além disso, contavam com apoio de diversos colaboradores e informantes, além de instalarem câmeras de segurança em pontos estratégicos para monitorar possíveis ações policiais. O grupo também escondia drogas em casas de terceiros para esconder o material de futuras operações.

Os investigados poderão responder por crimes previstos na lei 11.343/2006 (lei de drogas), além de corrupção de menores e organização criminosa.

Balanço completo da Operação Hércules XI:

·         Nove presos;

·         17 celulares;

·         4 balanças de precisão;

·         1 tablete de maconha;

·         1 barra de cocaína;

·         16 pedras brutas de cocaína;

·         3 pedras brutas de crack;

·         3 garrafas de loló;

·         R$ 15.553 em espécie;

·         Câmeras de monitoramento e máquinas de cartão.

Fonte: g1 Zona da Mata | Foto: PMMG-divulgação