sábado, março 7, 2026
DESTAQUENOTÍCIASREGIÃO

Simões ou Cleitinho? Candidato do PL ao governo de MG será definido por Nikolas e Bolsonaro

Presidente do PL no estado, deputado federal Domingos Sávio, falou sobre as articulações do partido ao Café com Política.

Domingos Sávio, presidente do PL mineiro, foi o entrevistado do Café com Política, do Jornal O Tempo. (Foto: O TEMPO – Reprodução)

Caberá ao deputado federal Nikolas Ferreira (PL) e ao senador e pré-candidato à Presidência da República, Flávio Bolsonaro (PL), bater o martelo sobre quem será o candidato ao governo de Minas Gerais apoiado pelo Partido Liberal em outubro. Posicionados no leque de opções da legenda estão o vice-governador Mateus Simões (PSD), com quem o PL chegou a encaminhar acordo, e o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos).

Em entrevista ao Café com Política, disponível no canal de O TEMPO no Youtube – https://www.youtube.com/@otempo, o presidente do PL no estado, deputado federal Domingos Sávio, destacou que a decisão será tomada pensando, majoritariamente, na garantia de um palanque forte a Flávio Bolsonaro na disputa presidencial. O assunto já será debatido já nesta semana pelo parlamentar junto a Flávio Bolsonaro.

“Eu vejo tanto o Cleitinho como o Mateus Simões duas figuras que têm posicionamentos de direita e se manifestam claramente contra o governo do PT, o governo do Lula e esse populismo que está fazendo tão mal ao Brasil (…) Então, nós vamos definir o futuro do PL aqui em Minas ouvindo o Flávio Bolsonaro, ouvindo o Níkolas, e eu sinto que é o que o próprio presidente Valdemar (Costa Neto) pensa também. A nossa decisão em Minas passa pelo Flávio Bolsonaro e Níkolas Ferreira”, disse Domingos Sávio.

Nikolas, inclusive, é quem tem feito as articulações para emplacar o PL na candidatura de Mateus Simões. Todavia, o acordo que estava bem encaminhado acabou sendo colocado em xeque em função da pré-candidatura de Flávio Bolsonaro ao Planalto. Para a disputa, conforme mostrou O TEMPO, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro precisará de um palanque em Minas, segundo maior colégio eleitoral do país e decisivo nas eleições presidenciais.

Simões, porém, tem mantido a lealdade ao governador Romeu Zema (Novo), também pré-candidato à União, o que, em primeiro momento, afasta o PL das negociações com o vice-governador. Uma alternativa capaz de desatar o nó é a candidatura de Zema, como vice, na chapa de Flávio Bolsonaro, possibilidade que tem sido rechaçada pelo governador.

“Nós não pensamos em pedir ao Mateus Simões para não ser leal ao Zema. Afinal de contas, o Zema é um homem íntegro, um governador que merece todo o nosso respeito. Só que eu não posso votar nele para presidente e ele sabe disso e respeita minha posição, porque o meu candidato a presidente é Flávio Bolsonaro. Mas o Mateus não tem condição de fazer essa escolha que eu estou fazendo. O Mateus não tem condição de não apoiar o Zema para presidente”, salientou Domingos.

O presidente estadual do PL ainda tratou uma eventual candidatura do PSD à Presidência como outro obstáculo no caminho de uma eventual aliança em torno de Simões. Os pessedistas, capitaneados por Gilberto Kassab, têm uma trinca de governadores alçados como presidenciáveis e que podem originar uma chapa: Ronaldo Caiado, Ratinho Jr e Eduardo Leite.

A outra alternativa que se abre ao PL, da candidatura de Cleitinho, esbarra na indefinição do próprio senador sobre colocar ou não uma campanha ao governo na rua. Questionado se apoios de Azevedo a pautas enviadas pelo governo federal ao Senado, como a MP do Gás do Povo, Sávio minimizou. “Talvez, em alguns momentos tenha faltado algum cuidado com a fala, mas eu vejo o Cleitinho como uma pessoa de direita, que se comporta como um político de direita e que vota praticamente todos os projetos que são caros ao PL”, assinalou.

Fonte: O Tempo – Por Simon Nascimento e Letícia Fontes